quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ausência de Manchas Solares causam distúrbios nas Comunicações.


Recentemente estamos sendo acometidos de fortes " interferências " nas repetidoras de VHF e na banda de HF notadamente aqui em Teresina. Alguns Radioamadores estão preocupados com os seus equipamentos, como rádios e antenas. Observamos que todas as transmissões em baixa potência ou transmissões com HT estão com difculdades para acionar as repetidoras. Já no HF percebemos, barulhos intensos e fechamento repentino das aberturas da propagação.

Alertamos aos colegas Radioamadores que não se precipitem, pois os problemas relacionados são em decorrência da ausência de manchas solares nos últimos dias, o que vem afetando bruscamente as comunicações terrenas.

Segundo David Hathaway do Marshall Space Flight Center da NASA, o fenômeno que desde o dia 27 de setembro vem sendo observado, o sol esta em branco, ou seja, o sol não tem apresentado manchas solares visíveis.

" Estamos enfrentando uma profundidade mínima do Ciclo Solar", disse David. E que esse fenômeno só ocorreu em 1954, quando foi observado 3 dias antes do lançamento do Sputnik,.Naquele ano o sol ficou branco por 241 vezes.

A foto acima foi tirada pelo Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) no dia 27 de setembro onde podemos observar que não existe nehuma mancha solar ao redor do sol.


Para melhor entender sobre o Ciclo Solar e Propagação visite os seguintes endereços:

marcio_rodrigues/propagacao/prop_03.html ( copie o link e cole )
http://users.skynet.be/on5au/
http://science.nasa.gov/headlines/y2008/30sep_blankyear.htm?list1066509
http://br.geocities.com/atmosfera_ionosfera/ ( uma das melhores - site do PY5AAL )