quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Richard Garriott se surpreende com Radioamadores

O Presidente Frank H. Bauer, KA3HDO, postou o seguinte e-mail que ele recebeu na terça-feira, enviado por Owen Garriott, W5LFL, pai de Richard Garriot.

" Recebi o seguinte e-mail hoje [Terça-feira] a partir Owen Garriott, W5LFL e quis partilha-lo com a Comunidade de Radioamadores".


73, Frank H. Bauer, KA3HDO AMSAT-NA V.P. ARISS INTERNACIONAL

" Richard, W5KWQ, aterrizou no Cazaquistão, na sexta-feira, 24 de Outubro de 2008, em cerca de 09:36 hora local e lá estava sendo recebido por seu pai Owen, W5LFL.
Eles se tornou o primeiro americano ou seja a "segunda geração" pai / filho que ambos estiveram no espaço e o primeiro par de cosmonauta / astronauta em todo o mundo.


Eles retornaram para a Star City ( Cidade das Estrelas ) perto de Moscou naquela tarde para uma avaliação médica e esta é a primeira entrevista prestada por Richard logo no dia seguinte.

Ela foi transcrita e entregue por Owen para a comunidade de Radioamadores.

"No meu recente voo tive a grande oportunidade de falar diretamente com centenas de radioamadores em todo o mundo. Para mim foi uma alegria inesperada poder encontrar tantos entusiastas Radioamadores, que foram tão bem informados e interessados em minhas atividades em órbita.

Quando iniciei a minha pré-programação com transmissões em sstv incluindo imagens com "mensagens com pirata", testando os padrões e me familiarizando com as imagens, eu não sei como elas seriam recebidas... Durante os meus 10 dias na ISS, tentei fazer fonia ou transmitir imagens em sstv, sempre que possível.

Após o meus primeiros 100 ou mais QSO's, foi quando eu entendi como a comunidade Global de Radioamadores "em rede" realmente é. Recebi através de relatórios específicos de volta ao Controle da Missão em Moscou sobre os aspectos técnicos do meu trabalho e como a comunidade estava desfrutando das transmissões. Isto redobrou o meu entusiasmo para fazer esse trabalho com maior qualidade para as legiões de Radioamadores em todo o mundo foi ai que eu percebi o quanto ele significa para as pessoas com quem tive a oportunidade de conversar. Por atraso no meu vôo Eu tinha contatado centenas de Radioamadores em fonia e tenho bons registros destes contactos.

Finalmente enviei algumas imagens com "Goodbye" no meu último dia no espaço. Também me contactaram Radioamadores que havia ouvido ou contactou o meu pai a partir do espaço, há 25 anos. Contactei com alguns Radiomadores por 2 a 4 vezes no meu vôo.


Sobre os últimos dias fiquei muito comovido quando muitas pessoas e salas cheias de crianças me enviavam mensagens desejando uma "aterrissagem suave". O Radioamadorismo tem acrescentado bastante ao meu sentimentos pessoais e do sucesso no meu vôo.

Só espero que vocês tenham aproveitado tanto quanto eu fiz.

Muito obrigado e 73, Richard - W5KWQ "