sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Garriott pronto para a sua jornada no espaço


No domingo, 12 de outubro Richard Garriott, W5KWQ, começa sua viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da SOYUZ e estará dentro da ISS dois dias após o lançamento, o seu regresso à Terra é previsto para quinta-feira, 23 de outubro. Richard é o sexto cidadão civil aceito pela Agência Espacial Federal Russa (RKA) para uma missão de curto prazo na ISS, ele é filho de Owen Garriott, W5LFL.


Em 1983, Owen foi o primeiro Radioamador a fazer QSO's a partir do espaço. Richard disse ter planos para trabalhar sobre o legado do seu pai, fazendo também QSO's direto da ISS: Ele pretende realizar vários contactos com escolas , enviar imagens em SSTV durante o vôo, assim como entrar em contato com a comunidade de Radioamadores no seu tempo livre e realizar contatos aleatórios com escoteiros durante o Jamboree no Ar.

Segundo Rosalie Branco K1STO gestora de programas da ARISS a emoção está tomando conta de todos da comunidade para este lançamento. "Owen têm vindo trabalhar como uma equipe para planejar formas para que os objetivos de Richard sejam alcançados no espaço, incluindo os experimentos científicos. "

Através de Branca, Richard e Owen (pai de Richard ) enviaram esta mensagem para todos os Radioamadores:

"Estamos muito satisfeitos e apreciamos o apoio dado pela ARRL /Ariss no sentido de tornar possível a comunicação em fonia e sstv em uma operação mais divertida, interessante para o público, e valiosa para a investigação nesse vôo de Richard's em outubro. Um dos aspectos mais excitantes da vida e do trabalho no espaço é a chance de olhar em volta da Terra. Owen teve uma das primeiras oportunidades de o fazer há 35 anos no Skylab. Ele também teve a primeira oportunidade de falar com a Comunidade de Radioamadores a partir do espaço, há 25 anos a bordo da missão STS-9. Richard tem agora a oportunidade de se conectar com Radioamadores quase exatamente 25 anos após seu pai no vôo do ônibus espacial e 35 anos após o Skylab. Um dos objetivos primordiais no vôo de Richard é a fotografia tirada da Terra após 35 anos no primeiro laboratório orbital e procurar por mudanças na Terra nesse intervalo de tempo. "Enquanto Richard estiver na janela da ISS ele terá de operar os equipamento de Radio enviando suas imagens em SSTV para radioamadores de todo o mundo. Essas fotos podem depois ser enviadas para um repositório central na Ariss para serem utilizadas amplamente mais tarde. Estamos esperando o envio das imagens pelo equipamento de radio para compará-las com imagens fotográficas de alta resolução digital. "Estamos muito animado para partilhar esta experiência com os Radioamdores e agradece-los pelo apoio a este projeto."

"Estou muito impressionado com Radioamdores da Ariss e quão bem eles reúnem essas atividades complicadas! Estou muito animado com a minha parte de Radioamador no espaço - Espero um bom desempenho." finalizou Richard Garriott.