domingo, 12 de outubro de 2008

SumbandilaSat será lançado de Baikonur

Agora é oficial, o segundo satélite da África do Sul, SumbandilaSat, será lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, de onde foi lançado o primeiro satélite artificial da Terra o SPUTNIK-1. A data não foi definida. Mas a previsão do lançamento é entre dezembro e janeiro de 2009.

O SumbandilaSat foi inicialmente programado para ser lançado em um foguete Sthil a partir de um submarino Russo, mas devido a questões políticas entre os vários departamentos da Rússia o plano foi abortado e outras formas de lançamentos foram estudadas. Curiosamente por questões de honra, nos bastidores diplomáticos da Russia o lançamento foi transferido para Baikonur.

O SumbandilaSat foi montado e está em fase de testes antes de seu lançamento no SunSpace em Stellenbosch, breve ele será enviado para a Rússia onde vai ser integrado ao foguete lançador. Alguns Engenheiros estão na Base de Lançamento preparando um anel especial adaptado para acomodar a estrutura do Sumbandila sobre o foguete.

A principal carga do SumbandilaSat é um Multi-espectral de imagens que tem uma amostragem das imagens a 6,5 m de distância da Terra (Ground Sampling Distance - GSD), com 6 bandas espectrais e é apoiado por um armazenamento on-board de 6 Gigabyte, expansível para 24 Gigabyte.
Existem várias cargas úteis experimental, incluindo: um transponder de 2 m/70cm na banda de Radioamador e um digitalker transponder. Esta carga vai favorecer não só nós Radioamadores, mas também tem um grande aspecto educativo no espaço trazendo a ciência para a sala de aula.

Em conversa com Hans do Sumbandila Team SA AMSAT as frequências do Satélite são as seguintes:

Mode VU FM voice Transponder and Parrot

Uplink 145,880 MHz
Downlink 435,350 MHz

Informações: http://www.amsatsa.org.za/