segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

JAMSAT anuncia lançamento de um Satélite de Radioamador para Vênus




JAMSAT ( AMSAT - Japão ) anuncia o lançamento de um Satélite de Radioamador para Vênus


A AMSAT recebeu notícias do Japão da Jarl / JAMSAT que eles estão colaborando com a Universidade de Engenharia Espacial Japonesa (UNISEC) para enviar um satélite de Radioamador em uma órbita de Vénus que será transferido pelo programa JAXA Planet-C Venus Orbiter. A missão é prevista para Maio de 2010.


O UNITEC-1, será desenvolvido pelas equipes que já lançaram alguns cubesats como os da Universidade de Tóquio : XI-IV, XI-V e os doTokyo Institute of Technology's: CUTE-1, CUTE-1/7 + APD, o satélite será lançado com as seguintes engenharias e missões:


1. Computadores de bordo desenvolvidos por diversas universidades serão testados em ambientes e condições adversas no espaço sob a forma de uma competição, ou seja, o computador que sobreviver as altas radiações no espaço profundo, irá ganhar a competição.


2.Tecnologias para receber e decodificar sinais fracos e com baixa taxa de bits dos sinais proveniente do espaço profundo serão desenvolvidas e testadas.


3. Tecnologias para a estimativa de órbitas do satélite e sinal Doppler shift baseadas nos sinais de RF recebidos serão desenvolvidas e testadas. Estas tecnologias são essenciais para o acompanhamento e recepção de sinais de um satélite no espaço profundo.


A equipe do UNITEC-1 convida o apoio de todos os Radioamadores em todo o mundo para participar na recepção e captura de dados nos experimentos 2 e 3, acima.


Eles esperam que os Radioamadores que trabalham sozinhos em suas estações ou em grupos possam desenvolver técnicas para retransmitir os sinais recebido por meios de relatórios de dados para o controle a estação de controle da UNITEC-!. Esta é também uma oportunidade única de propor experimentos de Radioamadores para as Equipes que participaram da competição.


O UNITEC-1 irá transmitir um sinal de baliza em CW com velociade de 1 bps . Este é um experimento que exige a participação de vários radioamadores com suas estações terrenas que incluirá o desenvolvimento de técnicas infereometric para combinar os sinais recebidos a partir de várias antenas para melhorar a recepção S / N a partir do satélite combinados com os
da terra.


O Site do UNITEC-1 disponibiliza as mais recentes informações da missão (como os parâmetros da órbita, formatos de dados e estado atual). O UNITEC-1 será o primeiro satélite interplanetário desenvolvido por universitários, bem como o primeiro satélite de radioamador interplanetário. A equipe espera sinceramente que o UNITEC-1 forneça emocionantes oportunidades para os radioamadores em todo o mundo. Que todos possam desfrutar de uma recepção de sinais do espaço profundo.


Reportou:
Graham Shirville - G3VZV