segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BeeSat CubeSat



O BeeSat (Berlim Experimental Satélite Educacional) é um satélite projetado pelo Berlim Institute of Technology. O principal objetivo do BeeSat está na verificação de órbitas e novos desenvolvimentos quanto a micro rotação aplicadas aos satélites.

Embora existam atualmente muitos desenvolvedores de CUBESATs, que são satélites com o tamanho de 10x10x10 cm ³ e uma massa máxima de 1 kg, muitos deles carecem de um sistema de controle preciso. Este, por sua vez, é obrigatório para aplicações mais sofisticadas, que exigem uma capacidade mais direcionada. Ter um sistema de controle preciso abre a porta para novas possibilidades e menos tempo para efetivar as aplicações, que inclui áreas como a observação da Terra, a ciência espacial, astronomia e a verificação da órbita e de novas tecnologias.

A combinação de tecnologias altamente sofisticadas e miniaturizadas que estão sendo implantadas na construção do BeeSat é uma vantagem na formação de novos pico satélites e certamente essa tecnologia resultará em aplicações completamente novas e com custos bem menores na cosntrução dos Satélites.


Dados do Satélite:

-dimensões: 10 x 10 x 10 cm³
-massa 1 kg
-orbita: LEO 450-850 km
-lifetime ( "tempo de vida "): 1 ano
-payload: camera
-Comunicação: UHF amateur
-key components: reaction wheels

Sistema de Rádio:

-Frequência: UHF, 435...436 MHz
-Modo de Operação: half duplex
-Potência: 0.5 W
-Modulação: GMSK
-Downlink Baudrate: 9600/4800 bits/s
-Uplink Baudrate: 4800 bits/s


O BeeSat está em fase de montagem.

informações adicionais: BeeSat