sábado, 3 de janeiro de 2009

Delfi-C3


O Delfi-C3 está atualmente em funcionamento no modo básico, transmitindo telemetria em 1200Bd BPSK AX.25 na frequência de 145.870MHz. O Modo "básico" é "mais seguro" para o satélite , uma vez que ele transmite continuamente e, além disso é mais fácil comanda-lo . O Delfi-C3 permanecerá neste modo por um tempo para que possamos analisar um possível problema com o transponder linear.

Como alguns de vocês devem ter percebido, na última semana de operação estava difícil o acesso ao transponder , ao contrário da primeira semana em que estava mais fácil . Temos realizado uma série de testes, a fim de avaliar esta questão, até agora parece que o problema está no "frontend" do receptor. Durante as próximas semanas, continuaremos a investigar o problema , por isso sempre que o satélite estiver sobre a Europa e no alcance da nossa estação de controle , ele poderá ser comutado para o modo transponder.

Neste modo, o Beacon CW é transmitido em 145.870MHz. Quando você ouvir o satélite nesta modalidade, por favor, NÂO TRANSMITA para o satélite até novo aviso. Isto irá permitir-nos caracterizar o problema e possivelmente elaborar uma solução,

Todos os outros subsistemas do satélite continuam funcionado .

Entretanto, as telemetrias podem ainda ser recebidas utilizando-se o RASCAL, e enviada para o nosso servidor. Temos recebido um novo lote de telemetrias de vários Radioamadores ao redor do mundo, agradecemos a todos por seus esforços. O Servidor primário do RASCAL em 83.138.144.157 não está operacional, mas o servidor de backup continuará e estar operacional.

Durante o nosso tempo livre no período do Natal, temos implementado uma série de melhorias e correções de bugs no RASCAL, o mais visível é uma melhoria na sintonização do desmodulador, permitindo a entrada de áudio entre 900 e 2300Hz, em vez de 1400-1800Hz . Tornando mais fácil a sintonia.

Estas correções foram executadas na versão 1.1.0 do RASCAL , que está disponível para download no link: http://www.delfic3.nl/rascal. Nesta página, você também encontrará instruções sobre como fazer o upgrade para esta nova versão sem perder suas configurações originais e o banco de telemetrias.


reportou:
Wouter Ubbels - PE4WJ
Equipe DELFI-C3