quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

K5D e Mike NA1SS,


Desde o início da Dxpedition K5D, viemos acompanhando a modalidade de comunicaçãoes via satélites. E acompanhando os spotters do ISS FAN CLUB, observamos que Mike Fincke, NA1SS tinha feito várias chamadas e não havia obtido êxitos com K5D. Então decidimos enviar um e-mail para Mike, NA5U ( Líder do Projeto KP1-5 ) no dia 24 de fevereiro de 2009, informando-lhe que o astronauta estava tentando contato com K5D Desecheo Island na repetidora da ISS e passei os detalhes de ulplink e downlink.

Mike, NAU5, gentilmente me respondeu através de e-mail falando que poderia ser algum problema de configuração nos equipamentos, mas que entraria em contato naquele dia com a equipe na Ilha de Desecheo.

No dia seguinte às 14:15 UTC ( 25/02/2009 ) na primeira passagem da ISS vindo pela costa brasileira por pura sorte consegui um contato com Mike, NA1SS e falei para ele que a equipe da Desecheo Island estaria ativa na repetidora na proxima passagem da ISS sobre a América Central. Eu gravei uma pequena parte do audio, pois as baterias do gravador haviam chegado ao fim.

Na segunda passagem da ISS quando ela vinha da América Central, eu ouvi o Mike, NA1SS chamando. Mas eu não sabia se ele tinha conseguido contato com a estação K5D. Eu tentei falar com ele, mas não foi possível, pois muitas estações da região da América Central e do Brasil estavam chamando ao mesmo tempo , um verdadeiro
pile-up.

Coincidentemente na segunda passagem e para a minha surpresa e alegria, fui informado e vi na webpage dxsummit que o contato entre a ISS e o time K5D havia sido realizado.

Parabéns para o time K5D DXpedition pelo excelente trabalho ( mais de 100.000 QSO ) e o fechamento com "chave de ouro" com o brilhante contato com o Astronauta.

Eu sei que várias estações de Radioamadores ao redor do mundo trabalharam para que o contato fosse possível. E acho que de alguma forma nós contribuimos em particular para o contato, não sei ao certo. Entretanto essa idéia me faz muito feliz porque estamos participando daquilo que realmente gostamos.

Espero que outras DXpeditions envolvam os contatos via satélites com maior intensidade.

Abaixo Foto vídeo com o áudio de Mike, NA1SS.