domingo, 19 de junho de 2011

É hora de se preparar para o ARISSat-1.

Arissat 1 in the ISS

 
Arissat 1 in the ISSÉ hora de se preparar para o ARISSat-1.

Restam poucas semanas antes de continuar a implantação do ARISSat-1 planejada
para julho a partir da ISS.

Aqui estão alguns lembretes para ajudá-lo na sua estação para as operações do
ARISSat-1.

Frequência de 145.950 MHz FM Downlink:

Nas transmissões em FM terá um ciclo de ID de voz com o prefixo RS01S, seleção de valores de telemetria, haverá 24 mensagens de saudações internacionais em 15idiomas e imagens em SSTV. Uma das mensagens será uma conversa entre Yuri Gagarin e os controladores em terra. Voce deve acompanhar as noticias para obter as informações das ativações para receber as imagens em SSTV.

435 MHz - 145 MHz Transponder Linear:

O transponder linear irá operar em modo U / V (70 cm para o up e 2m para Down). Em uma banda passante de 16 KHz de largura e a convenção será invertida, LSB para TX em 435 MHz ( uplink ) e USB para RX em 145 MHz ( downlink ) . Este modo é projetado para funcionar com transmissores de baixa potência e uma antena omni.

145.919 MHz CW MHz/145.939 Beacon:

As transmissões de CW será o indicativo de identificação - RS01S, aqui será informado qual telemetria esta disponibilizada, e indicativos das pessoas ativamente envolvidas com o programa ARISS.

145.920 MHz SSB Telemetria BPSK-1000:

As transmissões BPSK contará com um novo protocolo 1kBPSK, desenvolvido por Phil  Karn, KA9Q para ser lido em condições de baixo nível de sinal. A telemetria do satélite será trasmintida em dados BPSK.

O modo BPSK-1000 será transmitido em modo SSB em 145.920 MHz ( down ). Quando o beacon em 145.919 MHz CW2 estiver ativo isso indica que o formato BPSK-1000 está sendo transmitido. Se o beacon em 145.939 MHz CW1 estiver ativo isso indica que o backup de BPSK-400 está sendo transmitido.

O beacon será transmitido com potência de 100 mW, ambas as taxas de BPSK incluem Forward Error Correction (FEC) e espera-se que uma modesta antena de um quarto de onda e com baixa perda de cabo coaxial irá fornecer condições suficientes para decodificar e exibir a telemetria pelo software ARISSatTLM.

Será necessário conexões de áudio do SSB para a placa de som do PC. Para fazer uma configuração inical é fácil de fazer, consiste em um cabo de áudio entre orádio e a placa de som. Ligue o cabo de áudio na saida do alto-falante ou saída de headfones do rádio e o outro cabo na saida de alto-falante na placa de som do
PC.

O Modo BPSK-1000 soa como um tom mais alto do que os sons em 400 bps. É difícil
de afinar no ouvido. O Beacon CW2 é usado como um sinal de ajuste para BPSK-1000
quando se utilizar o software ARISatTLM.

Baixe o software ARISSatTLM ( livre ) v. Windows para demodular com a placa de
som:

http://www.arissattlm.org/download/
ARISSatTLM_050_Setup.exe

Faça o download do software para Mac ARISSatTLM:

http://www.arissattlm.org/download/ARISSATTLM.zip

Guia do usuário doO ARISSatTLM está disponível em:

http://tinyurl.com/42uhtyf (amsat.org)

Obtenha o seu guia de Freqüência ARISSAT-1:
http://tinyurl.com/4t497t2 (amsat.org)

ARISSat-1 os slides de apresentação (~ 1MB):

http://tinyurl.com/4n4pzkm (amsat.org)


Fonte: Coordenadores do ARISSat-1 e AMSAT News Service - ( SouthGate )