terça-feira, 7 de junho de 2011

Chega ao fim os voos dos Ônibus Espaciais Americanos






Em 1981, o Columbia realizava o voo de estreia do Programa Ônibus Espacial e se tornava o primeiro veículo reutilizável a viajar para o espaço. Tinha início uma nova era na exploração espacial, marcada por inúmeros avanços científicos e pioneirismos tecnológicos, entre eles o lançamento de mais de 70 satélites, incluindo o telescópio Hubble, e a construção da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A poucos meses de completar 30 anos e após executar mais de 130 missões, o fim dessa era se aproxima. Quando o programa for extinto, a Nasa ficará sem um veículo próprio para levar seres humanos ao espaço. A partir de então, o transporte de astronautas da agência para a ISS será feito a bordo dos foguetes russos Soyuz. Pela primeira vez em décadas, os EUA dependerão da Rússia para fazer viagens espaciais tripuladas.


O último lançamento de um ônibus espacial americano, o Atlantis, foi marcado para 8 de julho de 2011. 



O lançamento do Atlantis em direção à ISS, que será o 135º de um ônibus espacial depois do primeiro voo do Columbia em 1981, foi programado para as 15h40 GMT (12h40 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Canaveral (Flórida, sudeste), com uma tripulação de quatro astronautas. São eles: O Comandante Christopher Ferguson, o piloto Douglas Hurley, e os especialistas Sandra Magnus e Rex Walheim. 



Será a missão 33 do Atlantis e a que marcará o fim do programa de ônibus espaciais da Nasa após 30 anos em atividade.





 Fonte: uol.com.br e ig.com.br
 Fotos: NASA