segunda-feira, 18 de junho de 2007

STS-117 Fim dos Trabalhos.


FOTO: NASA - A tripulação da STS-117 e da Expedição 15

Os Astronautas Americanos finalizaram domingo a quarta atividade extraveicular com a instalação dos novos painéis na estação espacial internacional e estão ajustando o retorno do vôo do Atlantis para este final de semana, disse a NASA.
Durante a quarta atividade extraveicular que durou 6 horas e 29 minutos finalizada às 22:54 GMT, o especialista da missão Patrick Forrester e Steven Swanson ativaram um gerador de força instalado no segmento onde estão os novos painéis solares da ISS, e com sucesso terminaram todas as missões.
O segmento entregue, montado e instalado pela equipe da Atlantis na ISS nesta última segunda-feira, carrega dois painéis solares que se estendem 73 metros (240 pés)e estarão constantemente virados para o sol através de um sistema automático, os painéis irão gerar aproximadamente 20 quilowatts de eletricidade para a estação.

Os dois astronautas também instalaram um cabo da rede de computador no módulo da unidade americana, removeram uma antena do sistema global de posicionando e instalaram uma parte do sistema de proteção no laboratório Destiny.

O ônibus Espacial deverá retornar à terra nesta semana, depois de uma missão de 13 dias . Esta que seria uma missão de 11 dias e prolongou-se por mais 2 dias em virtude de um reparo que foi feito pelos astronautas no cobertor térmico no exterior da nave espacial danificado durante o lançamento.

Os Controladores da NASA temiam que o cobertor térmico danificado poderia expor a nave a um aquecimento adicional durante a reentrada através da atmosfera.

Durante os trabalhos extraveicular na sexta-feira passada, o astronauta Danny Olivas usou grampos cirúrgicos para fixar um canto do cobertor térmico, que se soltou por causa da velocidade desenvolvida pelo ônibus espacial após o seu lançamento do Centro Espacial Kennedy no dia 8 de junho.

Os coordenadores da NASA achavam que a abertura no cobertor térmico que era de aproximadamente do tamanho de uma mão, não apresentava nenhuma ameaça ao grupo, ao contrário do desprendimento dos ladrilhos de cerâmica térmica que fez com que a Columbia explodisse em fevereiro de 2003 quando retornava à terra matando os sete tripulantes que estavam à bordo. Esse desastre foi causado por rupturas dos ladrilhos térmicos de cerâmica que protegem o tanque principal de combustível. Eles teriam se desprendido e golpeado o lado esquerdo da Columbia.

Na Sexta-feira o grupo da ISS reparou também dois dos principais computadores a bordo da ISS após uma avaria sem precedentes que durou cerca de de 48 horas. Os Astronautas instalaram um cabo da ligação em ponte para substituir um interruptor de força que estava defeituoso.

Com os computadores "off line" , os giroscópios da estação mantiveram uma órbita uniforme, com o sistema de propulsão do Atlantis acoplado para fornecer apoio caso fosse necessário, diz a NASA.

A NASA disse que era “uma possibilidade extremamente remota” para que os problemas do computador forçassem a Antlantis e os grupos da ISS a abandonarem a estação.

A NASA relatou que os computadores voltaram a funcionar normalmente domingo, e que nessa segunda-feira testariam os motores de propulsão controlados por computador que manobram a ISS em sua órbita, pois ela terá que ser abaixada ligeiramente de seus 350 quilômetros (217 milhas) acima da terra. Se o teste for bem sucedido, os engenheiros da NASA , dizem que a Atlantis poderá se desacoplar da ISS terça-feira (19/06). Já a Rússia poderá enviar o veículo de carga PROGRESS que levaria as peças de reposição do sistema de computadores mais cedo, no dia 23 de julho em vez do lançamento que estava marcado para agosto.

No sábado, a engenheira americana Sunita Williams registrou um novo recorde , o de permanência de uma mulher no espaço. Ela ultrapassou os 188 dias e 4 horas marca estabelecida por sua compatriota Shannon Lucid em 1996. Perguntada por um repórter em uma videoconferência como ela tinha comemorado o record, Williams disse que estava demasiadamente ocupada. “Eu penso que estava com um par de chaves nas mãos foi assim como eu comemorei", disse ela. No começo desse ano, ela registrou 29 horas e 17 minutos em quatro caminhadas no espaço ( fora da ISS ) igualando ao tempo registrado pela Astronauta Kathryn Thorton. Sunita começou a sua viagem para o espaço no dia 10 de dezembro de 2006 e deverá retornar à terra nessa semana com o grupo da Atlantis com previsão para terça (19/06).