domingo, 17 de junho de 2007

Dormindo no Espaço


Uma das coisa mais interessante em dormir no espaço é que você pode dormir em qualquer lugar. Devido ao ambiente de microgravidade, dormir no assoalho é tão confortável como dormir em qualquer lugar dentro da estação Espacial, mesmo sem a utilização de um travesseiro. Atualmente, 45% de todos os medicamento usados por grupos do Ônibus Espacial ou da ISS no espaço são os comprimidos para dormir. Os Astronautas relatam que dormir na microgravidade causa sensações estranhas , que combinadas com a luz excessiva e o ruído criam dificuldades na hora de dormir.



FOTO: NASA - Astronaut Bjarni V. Tryggvason dormindo
no ônibus Espacial Discovery s.


Ao orbitar a terra, os astronautas experimentam 16 pores do sol cada 24 horas e um novo dia aproximadamente a cada 90 minutos. Quando 16 pores do sol parece que é um privilégio e um deleite para os astronautas, na verdade é um grande desafio para os seus padrões regulares de sono. Os astronautas dormem 8.5 horas durante cada período de 24 horas, mas muitos relatam que necessitam somente 6 ou 6.5 horas para se sentirem descansados plenamente. Alguns acreditam que este pode ser o resultado do pouco desgaste fisico em conseqüência de estar em um ambiente de microgravidade.




Os astronautas usam uma zona de tempo baseada e selecionada pelo Centro de Controle da Missão para manter uma programação regular. Na Estação Espacial Internacional, toda a rotina dos astronautas é ditada pelo horário do meridiano de Greenwich (GMT), que hoje está três horas à frente do de Brasília. É uma solução razoável por ser um meio-termo entre os horários locais dos dois centros de controle do complexo orbital, o de Houston, nos Estados Unidos, e o de Korolev, na Rússia. Afinal de contas, a situação da estação em si não fornece uma referência razoável, pois como já foi dito lá um pôr-do-sol acontece a cada 90 minutos. Na maioria das missões no espaço o tempo é igual para todos, significando que todos os astronautas na missão trabalham e dormem ao mesmo tempo. As novas missões quando chegam na Estação Espacial podem realizar tarefas programadas em horários diferentes da outra tripulação que já se encontra no complexo orbital. Embora os esforços sejam feitos pôr ambos os grupos sobre a mesma programação, frequentemente o grupo do ônibus espacial ou da soyuz e o grupo da ISS podem dormir e acordar em horários diferentes. O Horário padrão definido para os astronautas dentro da ISS é de 7h30, para o café da manhã, almoço começa às 13h35 e tem duração de uma hora. O jantar ocorre às 20h50, e o astronauta vai para a cama às 23h.






Alguns astronautas dormem nos compartimentos individuais que têm um saco de dormir, luz, máscara de oxigênio e um lugar para pertences pessoais. Aqueles que preferem dormir fora das unidades podem fixar seus sacos dormindo no assoalho, ao teto, ou à parede, e podem usar tampão de ouvido e máscaras de dormir para obstruir o ruído e a luz. Para imitar a dormida na terra, é utilizado um saco de dormir com um lado ligeiramente maior e rígido simulando um travesseiro. Para evitar dores, a maioria dos astronautas fixam os seus braços ao equipamento de dormir ou dobram seus braços através da parte interna do saco de dormir para impedir que os mesmos flutuem acima de suas cabeças . Outros astronautas, incluindo Marc Garneau, o primeiro astronauta do Canadá, preferiu dormir flutuando dentro da ISS.

FOTO: NASA - Astronautas Catherine G. Coleman, Fred W. Leslie and Michael E. Lopez-Alegria acabando de acordar




A NASA tem uma tradição de acordar os astronautas cada manhã no horário programado. O centro de Controle da Terra transmite uma canção para a ISS. São vários estilos musicais, incluindo rock, pop, ocidental e estilo clássico. Cada canção é selecionada individualmente para cada astronauta. Às vezes o astronauta pede a música que faz lembrar seus familiares, outros uma canção que tenha razões especiais. Veja no link http://spaceflight.nasa.gov/gallery/audio/shuttle/sts-116/html/ndxpage1.html algumas canções tocadas para a tripulação da STS116.