segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estação para Comunicações via Satélites na Ilha das Canárias, ZW8BBC




Station for satellite communications in the Canary Island DXpedition, ZW8BBC ( April 29 to May 3 ) :


Kenwood TS 2000x
Icom IC 706 MKIIG
Kenwood TM-D710A
Mirage B 5016 ( probaly EME )
Cross yagi with 7 elements for 144 MHz ( Home made by MMANA )
Cross yagi with 8 elements for 70 cm ( Home made - PY2BBS diagram )
2 yagis starcked with 11 elements ( Made PS8GF - for 144 MHz - probaly EME )
Ground Plane 1/4 Aquario for 10 m ( AO-7 )
Rotator RadioShark for Azimute and Yaesu G 550 for elevantion
Orbitron Satellite track software
And power suply Zamin 50 amp , and other 50 amp home made.

AMSAT 2009 Dayton Hamvention



AMSAT 2009 Dayton Hamvention.

Acontecerá entre os dias 15 e 17 de Maio o fórum da AMSAT 2009 no Dayton Hamvention.

Os palestrantes e os seus tópicos do fórum, este ano estão listados abaixo. O site da Hamvention agora tem toda a lista de fóruns e horários postado em seu site

AMSAT Fórum

Moderador: Rick Hambly, W2GPS AMSAT. Ex-presidente e atual membro do Conselho de Administração

Richard Garriott, W5WKQ. Em 12 de outubro de 2008 Richard Garriott foi para o espaço a bordo da Soyuz TMA 13 e tornou-se a segunda geração do primeiro americano no espaço. O pai de Richard Owen é um astronauta da NASA e procedeu o primeiro contato orbital de radioamador no seu segundo vôo, em 1983 a bordo do Shuttle 9 . Richard irá abordar sobre o seu treinamento, o vôo e suas impressões a partir do espaço e destancando as atividades de Radioamadores ao redor do mundo.

Barry Baines, WD4ASW - Presidente da AMSAT "AMSAT Status Report: O que está acontecendo com AMSAT?" Barry irá realçar as atividades correntes dentro da AMSAT e discutir alguns dos desafios enfrentados pela organização.

Gould Smith, WA4SXM, AMSAT VP-Membro & Utilizador SuitSat-2 Serviços e Sistemas de Engenharia "SuitSat-2 Status Report". Gould irá esplanar uma visão geral da AMSAT no projeto atual de engenharia que é projetada para ser desenvolvido com a
ARISS a ser transferidos para a Rússia este Outono para a eventual posicionamento sobre a Estação Espacial Internacional e posterior liberação para o espaço.

Drew Glasbrener, KO4MA, AMSAT VP de Operações ", AMSAT Satélite Operações Update", que irá fornecer uma visão geral das atuais operações de satélite, bem como discutir futuras oportunidades de satélite atualmente em estudo.

Will Marchant, KC6ROL, AMSAT VP-Human Space Flight "" Um Ham Radio Operator's View of ARISS. "Will apresentará várias novas iniciativas em desenvolvimento para radioamadores sobre a Estação Espacial Internacional (ARISS) que destinados aos interesse dos radioamadores.

Lou McFadin, W5DID, ARISS Hardware Manager "Antenas para o Módulo Colombo" Lou vai discutir a mais recente peça de equipamento de radioamador para ser enviado para a Agência Espacial Europeia para a implantação na ISS e explicar o significado deste desenvolvimento.

Reportado por:

Gould, WA4SXM

Amsat site

Dayton Hamvention site

terça-feira, 7 de abril de 2009

Atraso no Lançamento do SumbandilaSat


Mais atrasos para o lançamento do SumbandilaSat. A data do lançamento agora é só para final de Julho de 2009.
No início de Janeiro, o Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Stellenbosch assinou o contrato para o lançamento do SumbandilaSat com a Roscosmos e foi fixada a data do lançamento para 25 de Março de 2009. Esta data foi posteriormente adiada até maio, e recente mente a data de lançamento do satélite sofreu um novo adiamento até final de Julho. Não foram dadas razões. No entanto os rumores é de que uma das principais cargas do foguete lançador está atrasada.

Informações no site da AMSAT SA

ZW8BBC, Ilha das Canárias

É neste paraíso que nos dias 29 de abril à 03 de maio acontecerá o Dx-pedition 2009 Ilhas das Canárias (Brasil). O Teresina DX Group estará fazendo uma bela homenagem ao saudoso colega Flávio (ex PS8BBC) que agora será utilizado no indicativo de chamada da referida expedição (ZW8BBC-expedido pela ANATEL).

Os radioamadores piauienses que seguirão viagem rumo à ilha já estão escalados:

Joca (PS8JN), Milton (PS8HF), Francisco (PS8FSM), Raimundo José (PS8BBC), Jesus (PS8ET), Nelson (PS8NF), Raimundo Júnior (PS8DX), Pirajá (PS8RF), João Neto (PS8PY) e Dalton (PS8TV).


A ilha é homologada para expedições radioamadorísticas e é conhecida no mundo como: IOTA AS 072 # DIB MA-05 # DFB MA-11. Sua localização geográfica: 02°48’S 41°52W.

Durante os cinco dias, a estação estará QRV nas seguintes frequencias e modos:

* Bandas: 160m, 80m, 40m, 30m, 20m, 17m, 15m, 12m e 10m
* Modos: SSB, CW, RTTY e PSK31

* Operações satélites: SSB, FM: AO-7, FO-29, AO-51, VO-52, SO-50 e ISS (caso ativada)

Os cartões de QSL será via PS8DX.

A todos os colegas radioamadores participantes dessa grande expedição o Grupo de VHF do Médio Parnaíba leva votos de muitos sucesso.

Vianey Moura , PS8FAM


Foto: Edílson Moraes Brito

Time Ilha das Canárias 2009

Montagem Fotos : Jesus, PS8ET.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Compass -1 5000 Orbitas



No dia 1 de abril, o valente Compass - 1 completou 5000 órbitas ao redor da terra. E está próximo de completar o seu primeiro aniversário. Com todos os problemas enfrentados pela equipe e graças aos esforços de Radioamadores ao redor do mundo o satélite está em excelentes condições de operação. A equipe liderada por Kevin Kunz, DG9KK e Felix Koenig ( SWL ) agradecem a todos.


ARAUCARIA VHF CONSTEST


ARAUCÁRIA VHF ( 6 e 2 metros ) CONTEST 2009 - EDIÇÃO DE OUTONO. Dias 01, 02 e 03 de maio de 2009. Participe Araucária DX Group.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Imagem Recebida Via SSTV da ISS


Imagem recebida via SSTV da ISS quando ela estava sobre a costa brasileira. Conseguimos receber duas imagens, postamos apenas uma pois as duas são iguais. Passagem da ISS 31/03/2009, às 01:03 UTC. Elevação 10 graus. Antena utilizada omni direcional de 4x5/8 ( Brasília IV Electril ). Abaixo foto do Orbitron com a posição da ISS.

Mike Fincke retorna para Terra



Durante os últimos seis meses nós radioamadores utilizamos vários modos de operação na Estação Espacial Internacional. Foram realizados experimentos via radio no modo repetidora, aprs, radio pacote e sstv. Graças aos astronautas a bordo varias estações aqui no Brasil e em varias partes do mundo mantiveram contatos com os astronautas a bordo e comprovaram na pratica essa modalidade de radioamadorismo diferente utilizando satélites artificiais e mantendo contato com os astronautas a bordo.

A ARISS é o órgão responsável pela criação e manutenção dos equipamentos de radio a bordo da ISS e comanda os astronautas nas atividades e nos contatos com escolas em todo o mundo. Os contatos com escolas são agendados com antecedência e os contatos com radioamadores dependem da disponibilidade de cada astronauta e de seu interesse pelo radioamadorismo.

Infelizmente no próximo dia 07 de abril de 2009 voltará a Terra o comandante da expedição 18 o astronauta Mike Fincke. Mike permaneceu a bordo por seis meses e volta para Terra com o controlador de vôo russo Yury Lonchakov.




Mike Fincke já era radioamador e sempre dedicou-se muito ao radio na ISS e foi através dele que nós desfrutamos de tantos contatos com os astronautas e utilizamos tantas modalidades a bordo.


No próximo dia 02 de abril 2009 o astronauta Mike Fincke entregará o comando da ISS para o comandante russo Gennady Padalka e para o engenheiro de vôo Michael Barratt que são os comandantes da expedição 19 que estão a bordo. A cerimônia de entrega de comando poderá ser assistida pela internet no site da NASA no seguinte endereço eletrônico: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

Esperaremos agora por mais comunicados e mais modos na ISS e esperamos também que os novos astronautas se interessem pelo radioamadorismo como o astronauta Mike Fincke.

Muito obrigado Mike Fincke

MAURICIO BERALDO PY4MAB

domingo, 29 de março de 2009

Charles Simonyi, NA1SS - PS8RF



Montagem do Audio do contato entre Charles Simonyi, NA1SS a bordo da Estação Espacial Internacional e PS8RF no dia 29/03/2009 - 13:13 UTC. No áudio podemos ouvir uma estação de Teresina, chamando por engano na frequência de downlink da ISS.

sábado, 28 de março de 2009

Dxpedition Canary Island 2009 - ZW8





Foto: Morais Brito


O Time do Teresina DX Group está se preparando para uma DXpedition na Ilha Canárias ( IOTA 079 DIB 79 - Coordinates: 2°45'42"S 41°52'32"W ) no litoral do Piauí, Brasil. Serão 48 horas, com início ao meio dia ( 15:00 UTC ) de 01 de maio de 2009. As bandas de operações incluem 160 a 10 metros ( SSB e CW ) , 6 metros, incluindo a modalidade de satélites: AO-7, FO-29, AO-51, VO-52, SO-50 e a ISS em modo repetidor se estiver ativa. Sujeito a alterações.

Teresina DX Group:

PS8BBC
PS8DX
PS8DEL
PS8ET
PS8HF
PS8NF
PS8TV
PS8PY

Convidados:

PS8JN
PS8RF


Conheça o Delta do Parnaíba:


sábado, 14 de março de 2009

PU4ROE e PS8RF via VO-52




Contato entre Tiago, PU4ROE e PS8RF. Tiago utilizou uma antena " home made " yagi de uhf de 3 lementos com potência no uplink de aproximadamente 5 W. E no downlink utilizou uma antena vertical para VHF. Pelas condições de trabalho do Tiago, foi um grande feito, tendo em vista também as dificuldades para contatos via VO-52, inclusive para quem utiliza maior potência e antenas com maior ganho. Esse foi o nosso segundo contato via VO-52.