quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Delfi-C3 Update

O modo de operação do Delfi-C3 foi alterado.
O DelfiC3 atualmente esta transmitindo telemetria a 1200bit / s BPSK na frequência de 145.870MHz downlink primário (ao contrário do que foi divulgado anteriormente que seria na frequência de 145.930MHz outro transmissor de downlink).
Nesse modo, as frames em AX.25 contém informações do satélite e são transmitidas aproximadamente uma vez a cada 4-5 segundos, o resto da transmissão é preenchido com sinalizadores inativo.
Gostaríamos de convidar a todos para receber, descodificar e transmitir utilizando as telemetria através do Rascal exatamente como nos primeiros três meses da missão, isto será muito apreciado pela equipe.
O Rascal pode ser baixado em: http://www.delfic3.nl/rascal
Neste momento, não sabemos quanto tempo o satélite permanecerá nesta modalidade, mas vai ser aproximadamente por duas semanas.
Informações : http://www.delfic3.nl/index.php?option=com_content & task = visualizar & id = 93 & itemId = 122
http://oscar.dcarr.org/
73 em nome da equipe Delfi-C3 / DO-64
Wouter Jan Ubbels PE4WJ
O DelfiC3 atualmente esta transmitindo telemetria a 1200bit / s BPSK na frequência de 145.870MHz downlink primário (ao contrário do que foi divulgado anteriormente que seria na frequência de 145.930MHz outro transmissor de downlink).
Nesse modo, as frames em AX.25 contém informações do satélite e são transmitidas aproximadamente uma vez a cada 4-5 segundos, o resto da transmissão é preenchido com sinalizadores inativo.
Gostaríamos de convidar a todos para receber, descodificar e transmitir utilizando as telemetria através do Rascal exatamente como nos primeiros três meses da missão, isto será muito apreciado pela equipe.
O Rascal pode ser baixado em: http://www.delfic3.nl/rascal
Neste momento, não sabemos quanto tempo o satélite permanecerá nesta modalidade, mas vai ser aproximadamente por duas semanas.
Informações : http://www.delfic3.nl/index.php?option=com_content & task = visualizar & id = 93 & itemId = 122
http://oscar.dcarr.org/
73 em nome da equipe Delfi-C3 / DO-64
Wouter Jan Ubbels PE4WJ
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Imagens Recebidas da ISS


Conseguimos receber uma imagem enviada por Richard Garriott quando a ISS passava sobre o Brasil hoje, 15 de outubro às 06:59 horário local. Recebemos as imagens enviadas em dois equipamentos. Nas imagens a foto de Garriott.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
SSTV da ISS
Imagens em SSTV foram transmitidas da ISS hoje, 12 de outubro. Alguns Radioamadores conseguiram captar as imagens. Para vê-las, visite o site recentemente criado pela ARISS para compartilhamento de imagens recebidas da ISS, o site foi criado dando continuidade ao projeto de Slow Scan Television: http://www.amsat.com/ARISS_SSTV/
Atenção: Antenas, Rádios e Software de recepção de SSTV sempre em standby até o dia 23 de outubro. A qualquer momento os sinais estarão chegando. Boa recepção e bons contatos.
Atenção: Antenas, Rádios e Software de recepção de SSTV sempre em standby até o dia 23 de outubro. A qualquer momento os sinais estarão chegando. Boa recepção e bons contatos.
domingo, 12 de outubro de 2008
SumbandilaSat será lançado de Baikonur

Agora é oficial, o segundo satélite da África do Sul, SumbandilaSat, será lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, de onde foi lançado o primeiro satélite artificial da Terra o SPUTNIK-1. A data não foi definida. Mas a previsão do lançamento é entre dezembro e janeiro de 2009. 
O SumbandilaSat foi inicialmente programado para ser lançado em um foguete Sthil a partir de um submarino Russo, mas devido a questões políticas entre os vários departamentos da Rússia o plano foi abortado e outras formas de lançamentos foram estudadas. Curiosamente por questões de honra, nos bastidores diplomáticos da Russia o lançamento foi transferido para Baikonur.
O SumbandilaSat foi montado e está em fase de testes antes de seu lançamento no SunSpace em Stellenbosch, breve ele será enviado para a Rússia onde vai ser integrado ao foguete lançador. Alguns Engenheiros estão na Base de Lançamento preparando um anel especial adaptado para acomodar a estrutura do Sumbandila sobre o foguete.
A principal carga do SumbandilaSat é um Multi-espectral de imagens que tem uma amostragem das imagens a 6,5 m de distância da Terra (Ground Sampling Distance - GSD), com 6 bandas espectrais e é apoiado por um armazenamento on-board de 6 Gigabyte, expansível para 24 Gigabyte. Existem várias cargas úteis experimental, incluindo: um transponder de 2 m/70cm na banda de Radioamador e um digitalker transponder. Esta carga vai favorecer não só nós Radioamadores, mas também tem um grande aspecto educativo no espaço trazendo a ciência para a sala de aula.
Em conversa com Hans do Sumbandila Team SA AMSAT as frequências do Satélite são as seguintes:
Informações: http://www.amsatsa.org.za/

O SumbandilaSat foi inicialmente programado para ser lançado em um foguete Sthil a partir de um submarino Russo, mas devido a questões políticas entre os vários departamentos da Rússia o plano foi abortado e outras formas de lançamentos foram estudadas. Curiosamente por questões de honra, nos bastidores diplomáticos da Russia o lançamento foi transferido para Baikonur.
O SumbandilaSat foi montado e está em fase de testes antes de seu lançamento no SunSpace em Stellenbosch, breve ele será enviado para a Rússia onde vai ser integrado ao foguete lançador. Alguns Engenheiros estão na Base de Lançamento preparando um anel especial adaptado para acomodar a estrutura do Sumbandila sobre o foguete.
A principal carga do SumbandilaSat é um Multi-espectral de imagens que tem uma amostragem das imagens a 6,5 m de distância da Terra (Ground Sampling Distance - GSD), com 6 bandas espectrais e é apoiado por um armazenamento on-board de 6 Gigabyte, expansível para 24 Gigabyte. Existem várias cargas úteis experimental, incluindo: um transponder de 2 m/70cm na banda de Radioamador e um digitalker transponder. Esta carga vai favorecer não só nós Radioamadores, mas também tem um grande aspecto educativo no espaço trazendo a ciência para a sala de aula.
Em conversa com Hans do Sumbandila Team SA AMSAT as frequências do Satélite são as seguintes:
Mode VU FM voice Transponder and Parrot
Uplink 145,880 MHz
Downlink 435,350 MHz
Informações: http://www.amsatsa.org.za/
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Garriott pronto para a sua jornada no espaço

No domingo, 12 de outubro Richard Garriott, W5KWQ, começa sua viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da SOYUZ e estará dentro da ISS dois dias após o lançamento, o seu regresso à Terra é previsto para quinta-feira, 23 de outubro. Richard é o sexto cidadão civil aceito pela Agência Espacial Federal Russa (RKA) para uma missão de curto prazo na ISS, ele é filho de Owen Garriott, W5LFL.
Em 1983, Owen foi o primeiro Radioamador a fazer QSO's a partir do espaço. Richard disse ter planos para trabalhar sobre o legado do seu pai, fazendo também QSO's direto da ISS: Ele pretende realizar vários contactos com escolas , enviar imagens em SSTV durante o vôo, assim como entrar em contato com a comunidade de Radioamadores no seu tempo livre e realizar contatos aleatórios com escoteiros durante o Jamboree no Ar.
Segundo Rosalie Branco K1STO gestora de programas da ARISS a emoção está tomando conta de todos da comunidade para este lançamento. "Owen têm vindo trabalhar como uma equipe para planejar formas para que os objetivos de Richard sejam alcançados no espaço, incluindo os experimentos científicos. "
Através de Branca, Richard e Owen (pai de Richard ) enviaram esta mensagem para todos os Radioamadores:
"Estamos muito satisfeitos e apreciamos o apoio dado pela ARRL /Ariss no sentido de tornar possível a comunicação em fonia e sstv em uma operação mais divertida, interessante para o público, e valiosa para a investigação nesse vôo de Richard's em outubro. Um dos aspectos mais excitantes da vida e do trabalho no espaço é a chance de olhar em volta da Terra. Owen teve uma das primeiras oportunidades de o fazer há 35 anos no Skylab. Ele também teve a primeira oportunidade de falar com a Comunidade de Radioamadores a partir do espaço, há 25 anos a bordo da missão STS-9. Richard tem agora a oportunidade de se conectar com Radioamadores quase exatamente 25 anos após seu pai no vôo do ônibus espacial e 35 anos após o Skylab. Um dos objetivos primordiais no vôo de Richard é a fotografia tirada da Terra após 35 anos no primeiro laboratório orbital e procurar por mudanças na Terra nesse intervalo de tempo. "Enquanto Richard estiver na janela da ISS ele terá de operar os equipamento de Radio enviando suas imagens em SSTV para radioamadores de todo o mundo. Essas fotos podem depois ser enviadas para um repositório central na Ariss para serem utilizadas amplamente mais tarde. Estamos esperando o envio das imagens pelo equipamento de radio para compará-las com imagens fotográficas de alta resolução digital. "Estamos muito animado para partilhar esta experiência com os Radioamdores e agradece-los pelo apoio a este projeto."
"Estou muito impressionado com Radioamdores da Ariss e quão bem eles reúnem essas atividades complicadas! Estou muito animado com a minha parte de Radioamador no espaço - Espero um bom desempenho." finalizou Richard Garriott.
Em 1983, Owen foi o primeiro Radioamador a fazer QSO's a partir do espaço. Richard disse ter planos para trabalhar sobre o legado do seu pai, fazendo também QSO's direto da ISS: Ele pretende realizar vários contactos com escolas , enviar imagens em SSTV durante o vôo, assim como entrar em contato com a comunidade de Radioamadores no seu tempo livre e realizar contatos aleatórios com escoteiros durante o Jamboree no Ar.
Segundo Rosalie Branco K1STO gestora de programas da ARISS a emoção está tomando conta de todos da comunidade para este lançamento. "Owen têm vindo trabalhar como uma equipe para planejar formas para que os objetivos de Richard sejam alcançados no espaço, incluindo os experimentos científicos. "
Através de Branca, Richard e Owen (pai de Richard ) enviaram esta mensagem para todos os Radioamadores:
"Estamos muito satisfeitos e apreciamos o apoio dado pela ARRL /Ariss no sentido de tornar possível a comunicação em fonia e sstv em uma operação mais divertida, interessante para o público, e valiosa para a investigação nesse vôo de Richard's em outubro. Um dos aspectos mais excitantes da vida e do trabalho no espaço é a chance de olhar em volta da Terra. Owen teve uma das primeiras oportunidades de o fazer há 35 anos no Skylab. Ele também teve a primeira oportunidade de falar com a Comunidade de Radioamadores a partir do espaço, há 25 anos a bordo da missão STS-9. Richard tem agora a oportunidade de se conectar com Radioamadores quase exatamente 25 anos após seu pai no vôo do ônibus espacial e 35 anos após o Skylab. Um dos objetivos primordiais no vôo de Richard é a fotografia tirada da Terra após 35 anos no primeiro laboratório orbital e procurar por mudanças na Terra nesse intervalo de tempo. "Enquanto Richard estiver na janela da ISS ele terá de operar os equipamento de Radio enviando suas imagens em SSTV para radioamadores de todo o mundo. Essas fotos podem depois ser enviadas para um repositório central na Ariss para serem utilizadas amplamente mais tarde. Estamos esperando o envio das imagens pelo equipamento de radio para compará-las com imagens fotográficas de alta resolução digital. "Estamos muito animado para partilhar esta experiência com os Radioamdores e agradece-los pelo apoio a este projeto."
"Estou muito impressionado com Radioamdores da Ariss e quão bem eles reúnem essas atividades complicadas! Estou muito animado com a minha parte de Radioamador no espaço - Espero um bom desempenho." finalizou Richard Garriott.
ARISS SSTV com novo Blog

A equipe ARISS ( The Amateur Radio on the International Space Station ) anuncia novo web site / blog para a modalidade de SSTV.
O Blog foi criado para que os Radioamadores possam compartilhar as suas fotos recebidas em SSTV da Estação Espacial Internacional. Endereço eletrônico: http://www.amsat.com/ARISS_SSTV/
Há também um blog no qual a equipe ARISS ( SSTV ) irá postar anúncios e informações adicionais sobre o projeto SSTV
.
O blog pode ser visto no link: http://www.ariss-sstv.blogspot.com/
O Blog foi criado para que os Radioamadores possam compartilhar as suas fotos recebidas em SSTV da Estação Espacial Internacional. Endereço eletrônico: http://www.amsat.com/ARISS_SSTV/
Há também um blog no qual a equipe ARISS ( SSTV ) irá postar anúncios e informações adicionais sobre o projeto SSTV
.
O blog pode ser visto no link: http://www.ariss-sstv.blogspot.com/
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Araucária VHF Contest

Em curso, os preparativos para o Contest de VHF Edição de Primavera que é realizado pelo Araucária DX Group. O Concurso acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro nas bandas de 50 MHz e 144 MHz nos modos FM, SSB e CW.
Participe.
Informações:
http://www.avhfc.com
http://www.avhfc.com/form/lista.php
Participe.
Informações:
http://www.avhfc.com
http://www.avhfc.com/form/lista.php
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Ausência de Manchas Solares causam distúrbios nas Comunicações.

Recentemente estamos sendo acometidos de fortes " interferências " nas repetidoras de VHF e na banda de HF notadamente aqui em Teresina. Alguns Radioamadores estão preocupados com os seus equipamentos, como rádios e antenas. Observamos que todas as transmissões em baixa potência ou transmissões com HT estão com difculdades para acionar as repetidoras. Já no HF percebemos, barulhos intensos e fechamento repentino das aberturas da propagação.
Alertamos aos colegas Radioamadores que não se precipitem, pois os problemas relacionados são em decorrência da ausência de manchas solares nos últimos dias, o que vem afetando bruscamente as comunicações terrenas.
Segundo David Hathaway do Marshall Space Flight Center da NASA, o fenômeno que desde o dia 27 de setembro vem sendo observado, o sol esta em branco, ou seja, o sol não tem apresentado manchas solares visíveis.
" Estamos enfrentando uma profundidade mínima do Ciclo Solar", disse David. E que esse fenômeno só ocorreu em 1954, quando foi observado 3 dias antes do lançamento do Sputnik,.Naquele ano o sol ficou branco por 241 vezes.
A foto acima foi tirada pelo Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) no dia 27 de setembro onde podemos observar que não existe nehuma mancha solar ao redor do sol.
Para melhor entender sobre o Ciclo Solar e Propagação visite os seguintes endereços:
marcio_rodrigues/propagacao/prop_03.html ( copie o link e cole )
http://users.skynet.be/on5au/http://science.nasa.gov/headlines/y2008/30sep_blankyear.htm?list1066509
http://br.geocities.com/atmosfera_ionosfera/ ( uma das melhores - site do PY5AAL )
domingo, 28 de setembro de 2008
Confirmado a chegada dos novos equipamentos na ISS

A ARISS confirmou a entrega dos equipamentos na Estação Espacial Intrenacional ( ISS ).
A equipe ARISS recebeu a confirmação de Sergey - RV3DR, que o recente vôo da Progress ( Nave não tripulada que leva mantimentos para a ISS ) entregou os equipamentos para o backup.
O equipamentos entregues foram um Tranceptor Kenwood TM-d700, um headset para o Sistema Ericsson, um vox e cabos para as operações do Projeto de Slow Cam Televison - SSTV.
O TM-d700 talvez já tenha sido instalado nessa semana, tendo em vista as recentes informações publicadas por spotters no issfanclub.
Quanto ao Kenwood VC-H1 anunciado que iria para a ISS, provalvelmente será levado com Richard Garriott a bordo da SOYUZ no próximo vôo, podendo permanecer a bordo da ISS para futuras atividades da ARISS, ele já passou por todos os testes e certificações exigidos pelas Agências Americana e Russa.
"O VC-H1 oferece uma interface muito simples para os membros da tripulação da ISS e não requer uso de Computador, o que vem sendo um verdadeiro desafio para a ARISS. De modo que o VC-H1 é uma verdadeira lição para melhorar as operações da ARISS ". Disse Frank Bauer KA3HDO, Presidente da ARISS.
A equipe ARISS recebeu a confirmação de Sergey - RV3DR, que o recente vôo da Progress ( Nave não tripulada que leva mantimentos para a ISS ) entregou os equipamentos para o backup.
O equipamentos entregues foram um Tranceptor Kenwood TM-d700, um headset para o Sistema Ericsson, um vox e cabos para as operações do Projeto de Slow Cam Televison - SSTV.
O TM-d700 talvez já tenha sido instalado nessa semana, tendo em vista as recentes informações publicadas por spotters no issfanclub.
Quanto ao Kenwood VC-H1 anunciado que iria para a ISS, provalvelmente será levado com Richard Garriott a bordo da SOYUZ no próximo vôo, podendo permanecer a bordo da ISS para futuras atividades da ARISS, ele já passou por todos os testes e certificações exigidos pelas Agências Americana e Russa.
"O VC-H1 oferece uma interface muito simples para os membros da tripulação da ISS e não requer uso de Computador, o que vem sendo um verdadeiro desafio para a ARISS. De modo que o VC-H1 é uma verdadeira lição para melhorar as operações da ARISS ". Disse Frank Bauer KA3HDO, Presidente da ARISS.
domingo, 14 de setembro de 2008
Salvamos o Compass-1 Cubesat

Mike DK3WN reportou esta semana, que o esforço mundial de Radioamadores, salvou o COMPASS-1 Cubesat.
"Estações de Radioamadores de todo o mundo transmitiram com êxito o comando para desligar o aquecedor e permitiu a recuperação das baterias".
"A única coisa que podemos fazer é esperar. Espere por períodos mais longos no sol e tensões durante 3,47 Volts. Esse é o valor limite previsto na norma de emergência para que se possa mudar o satélite de modo powersafe. Só neste modo é que podemos fazer as alterações limiares".
No dia 8 de setembro o powersafe do COMPASS estava de volta no seu modo de funcionamento". Disse Mike.
No dia 10 de setembro Mike conseguiu total controle sobre o satélite e já foi capaz de enviar Comandos para ele.
Mike agradece a todos e diz: "que este foi verdadeiramente um esforço mundial dos Radioamadores".
Também, por favor não enviar comandos para o COMPASS-1. Se você enviar qualquer comando poderá sobrescrever as configurações atuais e o COMPASS-1 pode cair de novo em modo de emergência.
O satélite continua transmitindo normalmente a sua baliza e vai permanecer em seu modo normal.
Downlink:
437,275 MHz - Baliza em CW
*Congratulations Mike ( DK3WN ) for the good work.
73' PS8RF
Pirajá
GI84ov
"Estações de Radioamadores de todo o mundo transmitiram com êxito o comando para desligar o aquecedor e permitiu a recuperação das baterias".
"A única coisa que podemos fazer é esperar. Espere por períodos mais longos no sol e tensões durante 3,47 Volts. Esse é o valor limite previsto na norma de emergência para que se possa mudar o satélite de modo powersafe. Só neste modo é que podemos fazer as alterações limiares".
No dia 8 de setembro o powersafe do COMPASS estava de volta no seu modo de funcionamento". Disse Mike.
No dia 10 de setembro Mike conseguiu total controle sobre o satélite e já foi capaz de enviar Comandos para ele.
Mike agradece a todos e diz: "que este foi verdadeiramente um esforço mundial dos Radioamadores".
Também, por favor não enviar comandos para o COMPASS-1. Se você enviar qualquer comando poderá sobrescrever as configurações atuais e o COMPASS-1 pode cair de novo em modo de emergência.
O satélite continua transmitindo normalmente a sua baliza e vai permanecer em seu modo normal.
Downlink:
437,275 MHz - Baliza em CW
*Congratulations Mike ( DK3WN ) for the good work.
73' PS8RF
Pirajá
GI84ov
Assinar:
Postagens (Atom)

