segunda-feira, 30 de março de 2009

Mike Fincke retorna para Terra



Durante os últimos seis meses nós radioamadores utilizamos vários modos de operação na Estação Espacial Internacional. Foram realizados experimentos via radio no modo repetidora, aprs, radio pacote e sstv. Graças aos astronautas a bordo varias estações aqui no Brasil e em varias partes do mundo mantiveram contatos com os astronautas a bordo e comprovaram na pratica essa modalidade de radioamadorismo diferente utilizando satélites artificiais e mantendo contato com os astronautas a bordo.

A ARISS é o órgão responsável pela criação e manutenção dos equipamentos de radio a bordo da ISS e comanda os astronautas nas atividades e nos contatos com escolas em todo o mundo. Os contatos com escolas são agendados com antecedência e os contatos com radioamadores dependem da disponibilidade de cada astronauta e de seu interesse pelo radioamadorismo.

Infelizmente no próximo dia 07 de abril de 2009 voltará a Terra o comandante da expedição 18 o astronauta Mike Fincke. Mike permaneceu a bordo por seis meses e volta para Terra com o controlador de vôo russo Yury Lonchakov.




Mike Fincke já era radioamador e sempre dedicou-se muito ao radio na ISS e foi através dele que nós desfrutamos de tantos contatos com os astronautas e utilizamos tantas modalidades a bordo.


No próximo dia 02 de abril 2009 o astronauta Mike Fincke entregará o comando da ISS para o comandante russo Gennady Padalka e para o engenheiro de vôo Michael Barratt que são os comandantes da expedição 19 que estão a bordo. A cerimônia de entrega de comando poderá ser assistida pela internet no site da NASA no seguinte endereço eletrônico: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

Esperaremos agora por mais comunicados e mais modos na ISS e esperamos também que os novos astronautas se interessem pelo radioamadorismo como o astronauta Mike Fincke.

Muito obrigado Mike Fincke

MAURICIO BERALDO PY4MAB