segunda-feira, 30 de junho de 2008

Departamento de Aeronáutica e Astronáutica na Universidade de Stanford - Nós precisamos da sua ajuda!



James Cutler, do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade de Stanford solicita a ajuda de radioamadores com estações que tenham capacidade de monitorar Cubesats.

Ele diz: "Estamos realizando um estudo sobre a disponibilidade global das estações terrestre, e nós precisamos da sua ajuda! Se você tem uma estação terrestre, poderá, por favor preencher o nosso formulário? Ele irá perguntar-lhe sobre as condições da sua estação e as características das Antenas ( tipo e frequência) ".

O formulário está localizado em:


Para acessar utilize as informações abaixo:

Usuário: gs
Senha: Stanford
Instituição - No campo basta usar seu indicativo

Por favor a sua contribuição com as informações é muito importante, se possivel envie até 7 de julho de 2008. Vamos apresentar os resultados disponíveis ainda neste verão. Nós estaremos usando os dados colhidos para a melhoria de redes tais como a Global Educational Network for Satellite Operations (GENSO).

Maiores Informações por gentileza queira acessar os sites abaixo:

Sobre sistemas desenvolvidos por James Cutler:



Sobre o projeto GENSO:




* GENSO foi um projeto iniciado sob a égide da Educação Espacial Internacional Board (ISEB). Este conselho é composto dos Departamentos de Educação da Agência Espacial Canadense (CSA), CNES (Centre National d'Etudes Spatiales), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Japão Aerospace Exploration Agency (JAXA) e da National Aeronatics e Space Administration ( NASA).

Ele é um software que permite que cada estação terrestre na rede se comunique com a nave espacial ( satélite ) não-local e partilhem os dados com controladores dos satélites através da Internet. Isto permitirá uma cobertura global na comunicação e informações para todos os satélites lançados, aumentando o retorno de ensino nas missões espaciais e nas oportunidades para o envio de comandos para a nave espacial ( Satélite ).

quarta-feira, 25 de junho de 2008

45° Aniversário da Mulher no Espaço





Em 16 de junho 1963, Valentina Vladimirovna Tereshkova foi a primeira mulher a ir para o espaço. Ela foi para o espaço como piloto a bordo da Vostok 6. Sua chamada durante o vôo foi Chaika. Passou 71 horas no espaço orbitando ao redor da Terra 48 vezes.

Desde 16 de junho de 1963 as mulheres têm dado uma contribuição significativa para a exploração espacial e muitas delas tem sido licenciadas como Radioamadoras.

Algumas das muitas notáveis mulheres exploradoras do espaço desde Valentina Tereshkova foram:


1983 - Sally Ride, primeira mulher americana no espaço.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sally_Ride


1984 - Yevgenyevna Svetlana Savitskaya, primeira mulher Russa a realizar um passeio no espaço.
http://en.wikipedia.org/wiki/Svetlana_Savitskaya


1986 - A Dra. Judith Resnik Arlene e a professora Christa McAuliffe foram as primeiras mulheres a morrerem durante uma missão espacial. O Fato aconteceu quando o Challenger explodiu depois do lançamento.
http://en.wikipedia.org/wiki/Judith_Resnik

1991 - Helen Sharman primeira Cosmonauta do Reino Unido a ir para o espaço. É Radioamadora com indicativo de chamada - GB1MIR
http://en.wikipedia.org/wiki/Helen_Sharman


1992 - Dr. Carol Mae Jemison.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mae_Jemison


1999 - Marie Eileen Collins KD5EDS, primeira mulher comandante do Ônibus Espacial e Radioamadora.
http://en.wikipedia.org/wiki/Eileen_Collins

2001 - Susan Jane Helms KC7NHZ, primeira mulher membro da tripulação da Estação Espacial Internacional. Ela ficou lá 165 dias, elevando o seu tempo de permanência no espaço para 210 dias, durante cinco vôos. Ela também foi a primeira mulher Radioamadora que se comunicou diretamente com radioamadores sobre a terra a partir da Estação Espacial Internacional.
http://en.wikipedia.org/wiki/Susan_Helms


2002 - Dr. A. Peggy Whitson KC5ZTD, Radioamadora e primeira mulher a ir para fora da Estação Espacial Internacional.
http://en.wikipedia.org/wiki/Peggy_Whitson


2003 - Dr. Kalpana Chawla KD5ESI e Dr. KC5ZSU Laurel Clark, ambas radioamadoras, infelizmente morreram quando o Ônibus Espacial Columbia desintegrou-se durante a re-entrada na terra.
http://en.wikipedia.org/wiki/Kalpana_Chawla

2006 - Anousheh Ansari, primeira mulher iraniana no espaço, falou com radioamadores na terra usando o Indicativo de chamada NA1SS.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Agência Espacial Européia anuncia a seleção dos 9 CUBESATs que irão para o espaço.

Após uma profunda e exaustiva revisão de 22 propostas que foram recebidas de universidades por toda a Europa, funcionários da Agência Espacial Européia finalmente selecionaram os 9 CUBESATs que serão lançados no espaço durante a estréia do novo foguete lançador VEGA na Europa, com previsão para o final 2008 ou no início de 2009.

Aceitando as recomendações do jurados ( Equipe ESA ), René Oosterlinck, diretor dos Assuntos Jurídicos e Relações Externas da ESA, e Antonio Fabrizi, director da Agência de lançamentos de Foguetes, assinaram um acordo em 30 de maio para lançar estes educativos e inovadoras cargas úteis ( CUBESTas ) no Foguete VESA ( foto ao lado - esa.int ).


"Estamos muito satisfeitos com a seleção dos CUBESATs para serem lançados no Vega, uma vez que reflete a diversidade de modelos, a variedade de tecnologias e de sensores miniaturizados sendo desenvolvidos atualmente por muitas universidades na Europa", disse Roger Walker, chefe de atividades de projetos do Escritório de Educação da ESA.


"Com esse primeiro vôo, esperamos dar à Comunidade Européia de criadores de CubeSats um verdadeiro impulso, e permitir que dezenas de estudantes ganhem experiência na prática e se qualifiquem para lançar satélites, pois os Cubesats seráo operados em órbita."


"Gostaríamos de agradecer a cada uma das equipes que foram escolhidas para lançar seus Cubesats no primeiro vôo do VEGA ", disse Benoit Geffroy integrante da equipe Vega . "A equipe Vega está muito orgulhosa com a carga educacional de Cubesats que vai ser lançada no novo foguete."


Os 9 CubeSats serão acomodados em três P-POD ( bases de fixação de lançamento ) implantados nos sistemas que estão sendo montado no bloco de interface do AVUM ( Módulo ) da fase superior do VEGA. Cada CubeSat de 1 Kg, será implantado em uma alta inclinação, de baixa órbita da Terra, e espera-se que operem em órbita por até um ano usando uma pequena estação terrestre com base na respectiva universidade.


A carga originalmente do Vega era de incluir seis CubeSats, mas os jurados da ESA ficaram tão impressionados com a propostas das cargas úteis ( Cubesats ), que recomendaram o lançamento adicional de três satélites em um extra P-POD implantada no sistema. ( foto ao lado mostra o tamanho de cada Cubesat, 10 cm com peso de 1Kg ).




Cubesats Selecionados:



A selecção final dos CUBESATs escolhidos para serem lançados no VEGA foi essencialmente baseada em objetivos do projeto e na qualidade técnica das propostas, juntamente com o seu retorno educacional.


Abaixo os 9 Cubesats escolhidos , com a sua missão e objetivos:


-SwissCube (Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça), uma missão para caracterizar o fênomeno do ar quando brilha na atmosfera da Terra;


-Xatcobeo ( colaboração da Universidade de Vigo e INTA, Espanha): missão de demonstrar software-definidos de rádio e de implantação de painel solar;


-UNICubeSAT (Universidade de Roma, Itália): medições atmosféricas de densidade neutra utilizando o instrumento Broglio;


-Robusta ( Universidade de Montpellier II, França): missão de testar e avaliar os efeitos radioativos (dose baixa taxa) sobre transistor bipolar ( componentes eletrônicos);


-AtmoCube (Universidade de Trieste, Itália): acompanhamento do espaço nos parâmetros ambientais, tais como fluxo de radiação, campo magnético e densidade atmosférica;


- ESt @ r (Ewscola Politecnica di Torino, Itália): demonstração de um ativo de 3 eixos ( Atitude Determinação e Controle ) , incluindo um sistema de medição inercial;


- OUFTI-1 (Universidade de Liège, Bélgica): a missão de testar a utilização do D-STAR Protocolo Digital de Comunicação para Radioamador no espaço;


-Goliat (Universidade de Bucareste, Romênia): representação gráfica da superfície da Terra usando uma câmera digital e medição da dose de radiação e fluxo micrometeoróide;


- PW-Sat (Universidade de Tecnologia de Varsóvia, Polônia): missão para testar o deslocamento do aumento atmosférico do dispositivo de de-órbita dos CubeSats.


Dois Satélites CubeSats foram selecionadas para substituir qualquer um dos 9 selecionados caso algum desses não satisfaçam os requisitos ou apresentem problemas antes do lançamento.
São eles:


-UWE-3 (Universidade de Wuerzburg, na Alemanha): demonstração de um ativo de 3 eixos com sistema de Atitude, Determinação e Controle usando magnetorquers;


-HiNCube (Universidade de College Narvik, Noruega): representação gráfica da superfície da Terra usando uma câmera digital.

domingo, 15 de junho de 2008

Discovery retorna à Terra




O Ônibus Espacial Discovery, após duas semanas no espaço retorna da missão na ISS com sucesso e faz pouso seguro no Kennedy Space Center na Flórida hoje às 11:15 a.m. EDT.

Assista ao video:

http://mfile.akamai.com/18566/wmv/etouchsyst2.download.akamai.com/18355/wm.nasa-global/ksc/ksc_061408_124_landing.asx

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Repetidor Digital do Cute1.7+APDII em teste



O repetidor de voz digital do Cute 1.7+APDII está sendo testado, a mensagem transmitida é " "hi hi de jq1ytc digi on". Os coordenadores do projeto Cute 1.7 + informam que brevemente todos os serviços de Radioamador oferecidos pelo satélite serão disponibilizados para a nossa Comunidade.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Câmera do Cute1.7+APDII captura imagem da Terra

A imagem da Terra que foi capturada pela Câmera do Satélite Cute 1.7+APDII

Posição do Cute1.7 na hora da fotografia

Latitude : N 28.905°

Longitude: E 146.040 °

Altitude : 620.178002 km
Informações:



CB 144 2008


Apesar dos 6 contatos que realizamos no CB 144 de 2008 ( Concurso Brasileiro de VHF a longa distância ). O saldo foi bastante positivo, pois além do objetivo que seria contatar estações e da experiência adquirida. Conseguimos valiosos laços de amizade. A cobertura completa será publicada no site http://www.cb144.blogspot.com/ com todos os comentários e fotos registradas. Um video com algumas imagens do que foi a nossa participação no CB 144 2008 já pode ser visto no link: http://www.youtube.com/watch?v=CQFPxywtpqA


domingo, 1 de junho de 2008

Configuração do AO 51 para junho ( Field Day )



AO-51 Configuração para o mês de junho


de 01 a 06 de julho sujeito a modificações


Junho 1 a 8


FM modo repetidor , V/U
Uplink: 145.920 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM

9k6 Digital L/U BBS e Telemetria
Uplink: 1268.700 MHz FM
Downlink: 435.150 MHz FM


Junho de 9 a 15


FM modo repetidor, L/S
Uplink: 145.880 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 2401.200 MHz FM


Junho 16 a 20


FM modo repetidor, V/U
Uplink: 145.920 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM

9k6 Digital L/U BBS e Telemetria
Uplink: 1268.700 MHz FM
Downlink: 435.150 MHz FM


Junho 21


Evento especial do DIA DAS CRIANÇAS
Apenas contatos entre Crianças

FM modo repetidor , V/U
Uplink: 145.880 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM


Junho 22 a 29


De 27 a 28 de junho é o FIELD DAY

Seja Cortês, as regras da AMSAT e da ARRL
só permitem um contato durante o conteste
por cada passagem do Satélite.

FM modo repetidor, V/U
Uplink: 145.920 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM

FM modo repetidor, V/U
Uplink: 1268.700 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.150 MHz FM


Junho 30 a 06 de julho


FM modo repetidor, V/U
Uplink: 145.920 MHz FM, sem PL Tone
Downlink: 435.300 MHz FM

FM modo repetidor, V/U
Uplink: 1268.700 MHz FM
Downlink: 435.150 MHz FM

Balões Estratosféricos







A semana foi movimentada para os Radioamadores de Teresina e Timon, amantes de novas tecnologias e entusiastas quanto ao lançamento de Balões. Tivemos o privilégio de acompanhar a segunda fase do Projeto SCOUT-3. O projeto envolve 53 Instituções de Pesquisas e 100 cientistas de 19 países. O projeto foi iniciado em maio de 2004 e vai até abril de 2009. O principal objetivo do SOCUT-3 é o estudo nos impactos na camada de Ozônio associados às incidências de raio UV e as mudanças climáticas em nosso Planeta.








Acima o centro de controle dos lançamentos ( monitoramento com antenas que acompanham a trajetória do Balão recebendo e enviando dados ). Foto de PS8RF.


Abaixo Logomarca no Helicóptero do Resgate do Balão. Foto de PS8FAM.







Balão Estratoférico: O balão estratosférico de pressão zero é um veículo espacial sub-orbital, construído de um filme plástico com espessura de 3 a 25 µ, inflado com gás hidrogênio ou hélio, capaz de levar experimentos científicos com peso de até três toneladas a altitudes de até 45 km, voando ao sabor dos ventos durante dezenas de horas.


Informações:


http://www.ozone-sec.ch.cam.ac.uk/


http://www.slb.inpe.br/index.php/home