domingo, 1 de junho de 2008

Balões Estratosféricos







A semana foi movimentada para os Radioamadores de Teresina e Timon, amantes de novas tecnologias e entusiastas quanto ao lançamento de Balões. Tivemos o privilégio de acompanhar a segunda fase do Projeto SCOUT-3. O projeto envolve 53 Instituções de Pesquisas e 100 cientistas de 19 países. O projeto foi iniciado em maio de 2004 e vai até abril de 2009. O principal objetivo do SOCUT-3 é o estudo nos impactos na camada de Ozônio associados às incidências de raio UV e as mudanças climáticas em nosso Planeta.








Acima o centro de controle dos lançamentos ( monitoramento com antenas que acompanham a trajetória do Balão recebendo e enviando dados ). Foto de PS8RF.


Abaixo Logomarca no Helicóptero do Resgate do Balão. Foto de PS8FAM.







Balão Estratoférico: O balão estratosférico de pressão zero é um veículo espacial sub-orbital, construído de um filme plástico com espessura de 3 a 25 µ, inflado com gás hidrogênio ou hélio, capaz de levar experimentos científicos com peso de até três toneladas a altitudes de até 45 km, voando ao sabor dos ventos durante dezenas de horas.


Informações:


http://www.ozone-sec.ch.cam.ac.uk/


http://www.slb.inpe.br/index.php/home