segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Presat e NanoSail-D foram perdidos.


Dois Satélites Cubesats para Radioamadores foram perdidos quando o foguete Falcon-1 falhou pouco depois da descolagem no domingo.





Os Cubesats Presat e Nanosail-D ficariam ativos em 70 cm. Ambos foram a bordo do Foguete SpaceX Falcon 1 que foi lançado a partir do Test Reagan Site das Ilha Omelek, Kwajalein Atol, República das Ilhas Marshall às 03:34 UTC, no dominngo 03 de agosto.





Infelizmente o vôo terminou alguns minutos após a fase de separação dos satélites.


Em declaração Elon Musk executivo do SpaceX, empresa privada de lançamentos de foguetes, também fundador do paypal e do Zip2 Corporation, afirmou:

" A mensagem mais importante que eu gostaria de enviar, neste momento, é a de que a SpaceX não vai mais falhar nas suas execuções daqui para frente. Temos quatro Falcon-1 quase pronto para serem lançados e temos cinco que foram lançados em teste antes deste último. Tenho também dado seguimento nos projetos para iniciar o lançamento de seis vôos".


Cubesats:

PreSat - tamanho 10 x 10 x 30 cm. , 437,318 MHz FM, enviaria um pacote AX.25 cada 5 segundos. A missão iria avaliar o desempenho de uma amostra genérica de biofluido, sistema de gestão e de movimentação para os futuros experimentos de bilógia no espaço.


NanoSail-D - tamanho 10x 30 x 10 cm. 437,269 MHz FM, enviando pacotes AX.25 um a cada 10 segundos, teria uma vela solar que também seria utilizada como uma vela para propulsão espacial e faria demonstrações de coleta de detritos orbitais, uma nova tecnologia.

Informações:

Space Exploration Technologies Corporation - SpaceX http://www.spacex.com/

Mensagem de Elon Musk http://www.spacex.com/updates.php