domingo, 17 de agosto de 2008

COMPASS -1 CubeSAT em modo de Emergência



COMPASS-1 CubeSat está em modo de emergência.

"As duas estações terrestres dos controladores estão praticamente inoperantes e ainda assim a nossa única maneira de interagir com COMPASS-1 é através do apoio DK3WN - Mike Rupprecht (http://www.dk3wn.info), que está ajudando generosamente a missão com as suas operações".

A bateria do Compass-1 está com a tensão muito baixa, fazendo com que o satélite reinicie cada passagem. A Baliza em CW é gerada por luz solar - mas só transmite a 8 minutos.

Parece que houve um auto-reset do satéllite, causando um círculo vicioso na programação: Uma vez que o aquecedor é ligado, a carga da bateria cai drasticamente, o que provoca um outro auto-reset. E isto fica se repetindo.

A única chance de recuperar o satélite é o de evitar a ativação do aquecedor. Isto pode ser feito através de ajustamento limiares.

"Uma vez que estes valores são reiniciados após cada auto-reset, teríamos necessidade de enviá-los repetidamente, até que o satélite entre numa condição estável, (baterias carregadas), onde não ocorre o reset".


Assim, se você gostaria de apoiar esta fase de recuperação do satélite têm todo o direito de o fazer, por favor, envie o seguinte tons DTMF para o COMPASS-1 em 145,980 Mhz:

REGULARIZAÇÃO LIMIAR (que fazer depois de cada auto- reset)

**** 14 # 200 # ok temp auf -55
**** 13 # 200 # baixa temp auf -55
**** 16 # 170 # crítico auf BATT 3.3V
**** 15 # 255 # baixa BATT auf max -> carregar as baterias

Os comandos consistem de 4 estrelas, dois números, um hash, 3 números e um hash.


Informações em http://www.raumfahrt.fh-aachen.de/news.htm


Você pode encontrar o decodificador da telemetria do
CW em: http://www.dk3wn.info/software.shtml.

MP3 ou WAV também podem ser enviados


Por favor, envie seus relatórios para compass1cubesat@googlemail.com.

Vamos lá pessoal, antenas apontadas para o Compass-1