segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cal Poly CP4 - PolySat


A Universidade Politécnica do Estado da California solicita ajuda...

Jason Anderson, KI6GIV - PolySAT Team da Universidade Politécnica do Estado da California solicita aos Radioamadores no mundo inteiro para ajudar a captar a telemetria do satélite Cal Poly CP4.

"Temos visto comportamentos imprevisíveis no nosso satélite, CP4. Uma vez que só temos contato com o satélite uma vez a cada 12 horas, seria extremamente útil se pudessemos obter algum apoio global na captura de balizas para obter uma imagem mais completa da integridade do satélite. "

Por favor, envie quaisquer dados recolhidos (áudio ou decodificado binário) via e-mail para: jander06@calpoly.edu


Informações:
www.polysat.calpoly.edu/

Freqüência: 437.325Mz

Modulação: FSK (LSB / AFSK)

Rádio Modo: LSB (LSB)

Taxa Baud: 1200

Beacon taxa: 1 baliza / minuto
Vamos lá pessoal, antenas e equipamentos apontados para o CP4.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Delfi-C3


Nota: " Infelizmente não vamos ser capazes de ativar permanentemente o transponder do Delfi-C3 antes de sair para a Conferência, como foi anunciado no no site da AMSAT-UK. Durante a conferência, vamos ligar o transponder do Delfi-C3 , sempre que possível. Nós vamos mudar permanentemente para o transponder, no período após a conferência".
Delfi-C3 Team

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Transponder de VHF/UHF e APRS será lançado por estações da Turquia


TRAC Trabzon Branch (TA7KA) e TRAC Ordu Branch (TA7KO) irão realizar um Projeto de um Transponder nas bandas de VHF / UHF que será transportado por um balão.

O Balão será lançado no domingo, 27 de Julho de 2008 às 09.00 UTC da Turquia no localizador KN80xp. A estimativa de altitude do balão é de aproximadamente 25.000 metros -35.000 metros. As atividades do Transponder terá uma duração estimada de 2,5 - 3,5 Horas, nas frequências de Uplink: 432.450 MHz FM e Downlink: 145.400 MHz FM. - a potência do TX é de 1,5 W e no APRS a frequência será de 144,800 com 500mw de potência.

Estações estarão ativas em 7,092 MHz para qualquer informação. Os QSO's realizados através do Transponder serão agraciados com cartão QSL especial TC7A.

73s TA7OM, Huda.

Acima mapa com o localizador de onde será lançado o Balão


Lembre-se: No VHF nada é impossível.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Delfi-C3 Transponder


A equipe dos controladores do Delfi estão com esperanças de ativarem o transponder a bordo do satélite pouco antes de deixarem a Holanda para assistir à Conferência da AMSAT-UK que será realizada de 25 a 27 de julho, na Universidade de Surrey, em Guildford, Inglaterra.

Os membros da equipe Delfi-C3 farão apresentações durante a Conferência sobre este exelente projeto.

O transponder irá utilizar estas frequências:

Transponder Modo de baliza: 145,870 MHz CW Linear transponder downlink: 145,880 a 145,920 MHz Linear transponder uplink: 435,570 a 435,530 MHz Todas as freqüências são + / - Doppler mudança que pode ser de até 2 kHz a 145 MHz. LSB uplink e USB para downlink.

Da esquerda para a direita recebendo os fortes sinais do Delfi-C3 com antena de mão : Wouter Weggelaar (PA3WEG), Wouter Jan Ubbels (PE4WJ) and Gerard Aalbers (sem prefixo - SWL). Foto Creditos: delfic3.nl/photoblog


Delfi-C3 Videos no YouTube: http://www.youtube.com/user/DelfiC3

Conferência AMSAT-UK aberta para todos os Radioamdores e SWL's: http://www.uk.amsat.org/Colloquium/

quinta-feira, 10 de julho de 2008

KiwiSAT



Fred Kennedy ZL1BYP publicou um relatório com progressos no desenvolvimento do KiwiSAT ( Satélite de Radioamador ) que está sendo construído na Nova Zelândia e com lançamento previsto para 2009.
Um destaque do relatório é a de que o problema na aquisição das células solares para alimentar o satélite foram resolvidos, elas foram adquiridas por um preço razoável.

"David G0MRF avistou alguns "substandard satélite gálio arseneto células" ( celulas solares ) no eBay e disse à equipe KiwiSAT. Com a ajuda de Reinhold Bauer e Bill N6GHZ eles foram capazes de adquirir as células solares".

O relatório com as imagens podem ser vistas em: http://www.kiwisat.org.nz/status.html

Fred ZL1BYP assistia à conferência AMSAT-UK em Guildford, em 2003. Ele levou com ele um modelo do KiwiSAT e a sua apresentação foi recebida com entusiasmo pela platéia. Desde então Fred e a equipe de voluntários têm se enpenhado em transformar um sonho em realidade com o desenvolvimento do satélite.

A 23a Conferência da AMSAT-UK será realizada na Universidade de Surrey, Guildford de 25 a 27 de julho de 2008. A conferência será aberta a todos os radioamadores e SWL's.

domingo, 6 de julho de 2008

Câmera do Cute1.7+APDII captura novas imagens da Terra

Duas novas fotografias foram tiradas pelo satélite Cute1.7+APDII e divulgada pelos coordenadores do projeto.

A segunda fotografia tirada pelo satélite foi durante uma passagem sobre o Brasil:
A posição do satélite não foi informada.




Abaixo a tereceira fotografia, tirada sobre a Russia:



Posição do satélite
Lat: 44.9 °N
Lon: 134.3 °E
Alt: 621.3 km
Ângulo Horizontal da foto 58 °

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Grupo Brasil de VHF e UHF DX - GBVUDX


Agradecimentos



Mais um ano de formidável atividade em 144 MHz graças ao empenho, não só da organização mas, principalmente, de muitos radioamadores que compreenderam nossos conceitos e com muito dinamismo divulgaram o CB144 em usas regiões.

Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina foram, em 2008, responsáveis por uma verdadeira explosão na participação no Brasil.

Dedicamos o CB144 2008 a todos os que trabalharam na sua divulgação.

Conceito

Manter um foco múltiplo, não só nas estações de SSB / CW com torres, rotores, amplificadores e antenas direcionais que são privilegio de alguns, mas também nas estações de FM e novatos, com antenas omni que, infelizmente, são a maioria não só no Brasil mas em toda a América Latina, tem sido um gol do CB144.

Desta forma, no concurso, proporcionamos dinamismo para os veteranos e motivação para os novatos.

Quem está em cima da montanha “enche” seu log de contatos graças aos “pequenos” e os “pequenos” conseguem contatos que nunca imaginaram fazer graças aos “grandes” em cima da montanha, inclusive com quebra de recordes de distância.

Uma verdadeira sinergia. (Dois juntos fazem mais que dois separados).

Não “elitizar” o CB144 vem ano a ano mostrando resultados positivos:

Os números continuam crescendo e a maioria das maiores pontuações são “crias” deste conceito pois começaram como novatos em FM.

Porém nem tudo são flores... Nitidamente existem estações acomodadas nas categorias FM quando poderiam perfeitamente estar nas categorias multimodo...

Participação

Houve crescimento na participação na quase totalidade dos estados brasileiros. Exceto Paraíba que despencou de 40 participantes para 5.

Teríamos chegado ao almejado número de 300 estações no ar se o interesse neste estado fosse mantido.

Reconhecemos que o resultado obtido em anos anteriores foi devido a um grupo de abnegados que infelizmente, e por motivos mais que justos, neste ano não puderam se empenhar da mesma forma.

Mas imaginávamos que a “criança andaria sozinha”. Não foi o que ocorreu.

Falta de espaço

O crescimento do CB144 foi tamanho que no período de FM, não houve espaço para todos.
Acreditamos que é pouco produtivo tentar manter as estações em um segmento preferencial e em freqüências de encontro.

Porém, atendendo a solicitação de alguns radioamadores para concentrar a participação em um segmento relativamente pequeno sob o argumento da facilidade para se encontrar as estações, em 2007 adotamos a idéia. Um erro !

Este erro não foi notado em 2007 com o novo segmento de FM sinais fracos e SSB/FM, (144,300 a 144,600) pois o espectro foi o suficiente para todos.

Mas em 2008 nos primeiros minutos do período de FM ficou claro que muitos queriam participar do CB144 mas não tinham “aonde” fazer isto.

Não houve falta de ética, de forma alguma. Houve sim falta de espaço.

Questão de simples matemática: De 144,300 a 144,600, de 20 em 20 KHz, espaçamento mínimo entre freqüências para um resultado satisfatório de escuta, temos 16 “canais”. Somente em São Paulo, em cima da montanha, tivemos mais de 16 estações operando simultaneamente.
Em 2008 voltaremos a liberar todas as freqüências utilizáveis para FM simplex.
As freqüências serão canalizadas de 20 em 20 KHz, totalizando mais de 50 canais facilmente memorizados nos transceptores.

Nordeste

A participação no Nordeste foi decepcionante. O número de participantes caiu de 66 para 21.

Mesmo assim estas 21 estações conseguiram resultados interessantes. Por exemplo PS8RF e PU7SAS conseguiram um contato de 709 KM! Um dos 30 mais distantes do CB144 2008!

O maior contato realizado no CB144 no Nordeste!

Rio Grande do Sul

A participação em Santa Catarina e Paraná melhorou, mas muito longe das 84 estações que foram ao ar em 2002.

Rio Grande do Sul mostra que definitivamente não tem queda para DX em VHF: 2 bravas, porém ínfimas participações em 2008.

Centro Oeste

Também decepcionante. Exceto Mato Grosso do Sul.
Brasília continua “deitada eternamente em berço esplêndido”. Parece que não vai acordar nunca.

Recordes

Apenas o recorde de maior número de estações participantes não foi quebrado.
Em 2007 tivemos 257 estações no ar. Em 2008 255 estações. Por apenas 3 estações não teríamos um novo recorde.

Porém o recorde de radioamadores participantes foi quebrado: 457 radioamadores em 2008 contra 408 em 2007.

Os demais recordes foram simplesmente “pulverizados” e com condições de propagação não tão favoráveis como em 2005 por exemplo.

Algo considerável na costa sudeste mas muito longe de excelente. Tudo indica tropo exclusivamente.

Mesmo assim 7 QSOS quebraram o recorde de distância do CB144. Todos em FM e polarização vertical.

O pouco ou nada que se ganha é irrelevante quando comparado com o muito que se perde. Para bom entendedor esta frase basta.

O rendimento das estações basicamente foi o mesmo.

A diferença? Simples. Estações no ar. Disponibilidade para se realizar contato. Não existem milagres...

6 Estações ultrapassaram o recorde de maior número de QSOs válidos. Os 191 contatos de ZW4A realizados no CB144 2007 foram ultrapassados por:

PY2HL – 232 QSOs
PY2PPZ – 226 QSOs
PY2ZX – 219 QSOs
PY2RJ – 213 QSOs
PY5ARP – 200 QSOs
PY2VM – 198 QSOs

3 estações ultrapassaram o recorde de maior distância acumulada. Os 42.500 KM de PP5TR realizados no CB144 2006 foram ultrapassados por:
PY2HL – 60.222 kmPY5ARP – 58.180 kmPY5JJ – 42.556 km

4 estações ultrapassaram a maior pontuação nas categorias Operador Múltiplo (FM e Multímodo). Os 6.790.256 pontos de PY4LA no CB144 2006 foram ultrapassados por:
PY2HL – 13.971.504 PONTOS
PY5ARP – 11.636.000 PONTOS
PY2PPZ – 8.892.422 PONTOS
PY2ZX – 7.9033272 PONTOS
PY2UE – 6.969.809 PONTOS

3 estações ultrapassaram o recorde de pontuação na categoria Operador Único (FM e Multímodo). Os 3.109.569 pontos de PY2ED no CB144 2007 foram ultrapassados por:
PY2RJ – 7.361.919
PY2HCD – 5.865.320
PY4OG – 4.350.510

7 QSOs envolvendo 9 estações ultrapassaram o recorde de QSO de maior distância. Os 846 KM de PP5EA e PY4ITA, no CB144 2005 (FM – 53 / 51 Pol Vert) foram ultrapassados por (Obs: Todos os QSOs em FM e Polarização Vertical.):
1.029,96KM-6/8/2008-10:48-PY5MJ-ZV1WES-FM-51-51
988,63 KM-6/8/2008-10:15-PY4ITA-PY5EBU-FM-59-59
971,13 KM-6/8/2008-13:38-PP5TR-PY4ITA-FM-59-59
947,44 KM-6/8/2008-04:23-PY5JJ-ZV1WES-FM-51-51
943,37 KM-6/8/2008-01:38-PU5PBC-ZV1WES-FM-59-59
927,17 KM-6/8/2008-07:05-PY5AA-ZV1WES-FM-59-59
888,94 KM-6/8/2008-12:50-PP5TR-PY1MAC-FM-59-59

Notem que, exceto o último contato listado, todos os QSOs aconteceram em horário comum aos 3 períodos, CW, SSB e FM demonstrando que na prática em 2008 nenhum período recebeu o “pior” ou “melhor” horário.
Se tivesse que acontecer em CW ou SSB teria acontecido.

Portanto senhores, nada, absolutamente nada é mais importante que dois radioamadores na hora e local exatos!

Argentina

A valente estação LU5BE/I esteve presente.

LU5BE Horacio, LU9JMG Leo e LU5JCL Luciano deslocaram-se nada menos que 1200 km ida mais 1200 km volta para participar do CB144.
Sem dúvida todas as expedições que participaram do CB144 tiveram grande dose de esforço pessoal foram de grande importância para o sucesso do concurso.
Porém, pelo pioneirismo de ser a primeira equipe Argentina a participar e com tão grande empenho, merece esta citação.

Paraguai

ZP9SC participou do CB144 2008. A primeira participação Paraguaia. Quem sabe um começo.

Os números do CB144

Vale a pena fazer uma analise nesta planilha em Excel. Os números são reveladores.
A soma distâncias dos 10 maiores contatos aumentou. Os 7438 Km de 2005 deram lugar para 9206 km em 2008.

Entrega dos Diplomas e Troféus

No dia 14 de setembro de 2008, na cidade de Cerquilho, Câmara Municipal, será realizada a entregas dos Diplomas aos primeiros colocados e troféus a estações que obtiveram maior pontuação em cada estado e pais.

Será um prazer ter sua presença.

Reserve seu lugar!

Clique nos links abaixo para ver o resultado do CB144 2008:


Imprima seu Certificado de Participação (em revisão)
73 ES DX DE (em ordem alfabética)

Carlos Alberto Laimgruber – PY2HCD
Gerson Motareli – PY2BRZ
Josenivaldo Benito Junior – PU2LBD

Organizadores do CB144 2008.

Postado por: Gerson - PY2BRZ

P3E - Contatos entre Continentes



O Satélite P3E que está sendo desenvolvido pela AMSAT-DL ( Alemã ) incluindo grupos da Finlândia, Bélgica, Holanda, República Checa, Hungria, AMSAT-NA (E.U.A. / Canadá) e AMSAT-UK (Reino Unido) , promete devido a sua altitude, comunicações entre continentes .

Ele pesa 150 Kg, e terá o seu próprio motor que o colocará em sua órbita final a aproximadamente 35.000 Km da terra, permitindo assim, contatos com distâncias de até 18.000 KM entre Radioamadores ao redor do mundo. Com a vantagem de que não será necessário muitos direcionamentos na antena, devido a sua lenta circulação no espaço.

Os planos de bandas do P3E para Downlink são: 145 MHz, 2400 MHz, 10.45 GHz, 24 GHz, 47 GHz e uplink: 435 MHz, 1268 MHz, 2450 MHz, 5,67 GHz; Uplink : 435 MHz, 1268 MHz, 2450 MHz, 5.67 GHz.

O P3E esta em fase de acabemento, os trabalhos mecânicos realizados pela equipe foram encerrados, mas ainda falta a Unidade Interna Housekeeping ( IHU ). Foram registrados bons progressos no software de controle dos transponders ( VHF E UHF ).

Os custos para o seu lançamento apresentado pela Arieanepsace, ficou muito acima do orçamento da AMST-DL, no entanto a AMSAT-F ( França ) ofereceu apoio para quaisquer outras negociações para o lançamento. A AMSAT-DL está tentando negociar com outras agèncias de lançamento de satélites.
O P3E está estritamente ligado ao P5E Mars Orbiter, outro projeto que está em andamento e sendo construído pela AMSAT-DL, com tranponders em 2.4 GHz e 10 GHz. O P5E será o primeiro empreendimento privado e de Radioamdores para ir a Marte.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

PS8ACL no DXCC



O Spacesat tem a honra de homenagear o Ilustre Radioamador Piauiense, PS8ACL - Ademir por estar incluido na lista do DXCC, elevando com os seus feitos a bandeira brasileira e em especial a bandeira do Piauí no cenário Radioamadorístico Internacional.
Ademir de Castro Lima - PS8ACL é piauiense, iniciou suas atividades no fascinante mundo da comunicação em 1985 quando obteve a sua primeira licença para "operar" na Faixa do Cidadão, e em 1995 conseguiu lograr êxito no exame prestado para Radioamadorismo e desde então vem se dedicando à prática do DXzismo. Em 2002 conseguiu o seu primeiro DXCC em fonia e atualmente nas bandas de 20, 17, 15, 12 e 10 metros.

Os objetivos de PS8ACL, além de aumentar os seus escores na lista do DXCC das bandas trabalhadas, é alcançar brevemente o DXCC nas bandas de 40 e 80 metros e também na modalidade digital PSK31.

Sabemos que muitas estações brasileiras estão na lista do DXCC, parabéns a todos voces.

Para acompanhar os escores do DXCC no Brasil, por gentileza visite o site do César Augusto - PY2YP e click em Brazilian DXCC Ranking: http://www.py2yp.ws/