domingo, 27 de dezembro de 2009

Feliz Natal do Espaço


A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa ( Japan Aerospace Exploration Agency - JAXA), informou que foram enviadas aproximadamente 79.280 emails com mensagem de Natal.

As mensagens foram enviadas através do sistema de banda larga ( Wideband Internetworking Engineering ) do Satélite KIZUNA.

"O Kizuna permite que pessoas em todo o Japão, mesmo em áreas remotas e isoladas, tenham acesso à internet em banda larga, ou melhor, banda ampla (na verdade, a tradução ainda precisa ser consolidada; o que nós brasileiros chamamos de banda larga é a tradução do inglês broadband; o novo termo a ser traduzido é wideband, que seria normalmente traduzido também como banda larga, mas no caso refere-se a “banda ainda mais larga”, ou banda ampla). O projeto Kizuna (cujo nome significa “laços” ou “vínculos” em japonês) é conhecido como WINDS (Wideband Internetworking engineering test and Demonstration Satellite - Satélite de Demonstração para testes de engenharia em Banda Ampla de Rede de Internet)."

Recebemos uma dessas mensagens enviadas pelo prezado amigo Toshiyuki Kondo - JN1NVU, um dos controladores do satélite FO-29. Imagem acima.


JAXA - Agencia Aeroespacial Japonesa