segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lançamento do SumbandilaSat


O lançamento do SumbandilaSat está confirmado para 15 de Setembro de 2009. Em uma entrevista para a AMSATSA ( Africa do Sul ), Johan Erasmus, engenheiro de sistemas do SunSpace que falou de Baikonur, disse que o satélite viajará bem e que todo o sistema respondeu satisfatóriamanete durante a fase de testes. Os testes foram realizados na base de lançamento em Baikonur, no Cazaquistão. "Todas as cargas operacionais estão funcionando bem e fomos capazes de testar o sistema de Radioamador de uma certa distância. Voice Digipeater, o transponder de voz e o beacon ( voz ), todo o sistema funcionou bem. "

A mensagem do beacon em voz foi gravada por Anton Coetzee, um estudante da Escola Técnica de Kimberley. Sua mensagem foi selecionado a partir de uma competição para encontrar a melhor mensagem para lançar no SumbandilaSat. A mensagem foi a seguinte : "Este é ZSOSUM no espaço. Eu sou a voz da juventude Sul Africana. Estamos batendo na porta da oportunidade, marcando o nosso lugar na órbita da investigação espacial e da comunicação. Escuta-nos! Escute a nós! "

Ouça o beacon em voz : Beacon Voz

Durante a semana, o reservatório do sistema butano de propulsão do satélite estava cheio e as baterias foram carregadas. Na quarta-feira 2 de setembro o SumbandilaSat foi integrado com a plataforma de lançamento. A carga principal, um satélite meteorológico russo, também chegou em Baikonur e está atualmente sendo integrado na estrutura de lançamento. Na próxima semana, a estrutura de lançamento será transportado para o local de lançamento e integrada com o foguete Soyuz. "Com tudo agora no lugar podemos esperar um lançamento em 15 de Setembro", disse Johan Erasmus.

Alguns membros da equipe no SunSpace irão ficar na retaguarda do lançamento para dar cargas finais nas baterias para quando o SumbandilaSat seja separado da fase final do foguete, elas estejam em um estado saudável e para remover a última das tampas de proteção. O foco agora está mudando para a estação terrestre na Universidade de Stellenbosch, onde o satélite será comandado cerca de 30 minutos após a separação e três horas de vôo.

Um período intensivo de capacitação na carga das baterias seguirá, durante esse período cada sistema será testado. Isto é esperado para levar até 3 meses depois que o comando do satélite for mudado para o CSIR - Satellite Application Centre at Hartebeeshoek, ao norte de Pretória.

Frequências do SumbandilaSat:

Beacon Voice: Não Informado
Uplink:: 145.8800 MHz FM
Downlink: 435.3500 MHz FM