domingo, 17 de maio de 2009

Pharmasat será lançado em 19 de maio



A Universidade de Santa Clara ( Pharmasat Team ) convidam os Radioamadores para receber sinais a partir do beacon enviado pelo Satélite PharmaSat , com previsão de lançamento para o dia 19 de maio de 2009 no horário 7:35 EDT.

O Satélite vai entrar em órbita "low earth" pelo foguete lançador Air Force Minotaur I
O PharmaSat mede 10 x 10 x 30 cm. Ele leva em seu interior um avançado laboratório biológico Este laboratório irá medir a influência da microgravidade sobre a resistência à levedura de um agente antifúngico ( ou antifungo ).





O becon do satélite opera em 70 centímetros na frequéncia de 437,465 MHz FM, enviando pacotes em AX.25 a cada 5 segundos. Este pacote irá incluir dados do sistema de operação do satélite. . O beacon será ativado logo após o seu lançamento no espaço.

Radioamadores são convidaods a apresentar as telemetrias dos pacotes recebidos através do websites dos controladores do satélite, quem enviar as telemetrias recebe um Cartão QSL . Os dados serão disponibilizados ao público.

O Site da missão PharmaSat é
www.pharmasat.org. Este site oferece informações gerais sobre a missão e do satélite bem como instruções sobre como entrar em contato com a Equipe que controla o Pharmasat além de outras informações de como receber e decodificar as telemetrias.

Os elementos orbitais do PharmaSat serão disponibilizados no sapace-track.org e outros serviços de distribuição.


Créditos: Mike, KE7EGC ( Southgatearc.org )