domingo, 30 de novembro de 2008

ARISS comemora 25 anos de Radioamadorismo no espaço


A ARISS comemora 25 anos de radioamadorismo no espaço.

A ARISS comemora em grande estilo os 25 anos da primeira comunicação de um radioamador diretamente do espaço.

O primeiro contato foi estabelecido por Owen Garriott W5LFL quando ele fez o seu vôo histórico entre novembro e dezembro de 1983. A equipe da ARISS tem planejado algumas supresas para o mês de dezembro de 2008.


1 a 5 de dezembro - contatos com escolas e APRS, podendo ainda ser configurado o modo repetidor U/V;


7 a 12 de dezembro: será realizado teste de 9600 baud em modo Packet em simplex na freqüência de 145.825 MHz. Tendo em vista que o PCSAT esta em operação novamente, ele será ativado no dia 9 de dezembro e para os dias 14 e 19 será alterado para 1200 baud packet na frequência de 145.825 MHz;

E nos fins de semana, poderemos ver algumas operações em sstv. Depedendo da disponibilidade da tripulação poderemos manter contatos em fonia com eles.

Lembre-se que estes contatos o qualificará para receber um certificado comemorativo.


Reportou Frank Bauer, KA3HDO

AMSAT-NA V.P. for Human Spaceflight Programs

ARISS International Chairman

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Endeavour acoplou na Estação Espacial

O Ônibus Espacial Endeavour, acoplou na Estação Espacial neste domingo. A bordo estava a tripulação da STS 126, composta por sete Astronautas, o comandante Chris Ferguson, o piloto Eric Boe, o especialista da missão Donald Pettit - KD5MDT, Steve Bowen, Heidemarie Stefanyshyn-Piper - KD5TVR, Shane Kimbrough - KE5HOD and Sandra Magnus - KE5FYE, todos especialistas da missão. Sandra Magnus substituirá o astronauta Engenheiro de vôo Greg Chamitoff, KD5PKZ, quem vai voltar à Terra com a STS-126. Além dos astronautas da STS 126 a Endeavour levou em seu compartimento de carga equipamentos e suprimentos necessários para duplicar o tamanho da tripulação de três para seis membros, como dormitórios, outro banheiro , um novo sistema de água e um dispositivo de exercícios.


A missão STS 126 realizará aproximadamente 4 passeios fora da estação espacial ( EVA ) para manutenção do rotor ( Solar Alpha Rotary Joints ) que controla os painéis solares da ISS.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Nova imagem Recebida por Manuel- YV5MM


Nova imagem recebida por Manuel - YV5MM em Anaco , Venezuela via AO-51. A imagem foi enviada na noite do dia 13 de novembro aproximadamente às 22:23 UTC. Adicionar imagem

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Imagem recebida por Manuel - YV5MM


Excelente imagem recebida por nosso amigo Manuel - YV5MM diretamente de Anaco -Venezuela, a imagem foi enviada via repetidora do satélite AO51 em SSTV - Robot 36, no dia 11 de novembro de 2008, órbita 22967.

Para conhecer o nosso amigo Manuel, um aficcionado por Radioamadorismo e Satélites visite o link:
Manuel - YV5MM.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

SSTV via AO51


Imagem recebida em SSTV via AO51 ( 435.150MHz ) enviada por YV6BFE na noite de 11 de novembro de 2008 aproximadamente às 19:05 (local) . A antena utilizada na recepção foi uma cross yagi de 3 elementos.

Contato com Mike Finke - NA1SS



Contato com Mike Fincke - NA1SS a bordo da Estação Espacial no dia 8 de novembros de 2008 às 09:55 local, elevação da ISS 2.9 graus.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

QSO Histórico


Em 14 de novembro, no próximo lançamento do ônibus espacial Endeavor vai marcar os 25 anos do famoso QSO histórico (Contato) entre a Sociedade dos Radioamadores Irlandeses, EI0RTS e Owen Garriot, W5LFL a bordo do ônibus espacial Columbia.
Esta foi a primeira comunicação entre Radioamadores a partir do espaço. Mike Staunton EI3DY na hora do contato estava operando a estação da EI0RTS quando a comunicação foi feita em dois metros com Owen Garriott.
A gravação do primeiro QSO foi disponibilizada no youtube por Tony, EI5EM.
Fotos: NASA

domingo, 9 de novembro de 2008

Tripulação da ISS se prepara para a chegada da STS 126


A tripulação da ISS se prepara para a chegada da STS 126 ( STS - missão da NASA com ônibus espacial ).

O Comandante da Expedição 18 Mike Fincke, KE5AIT e os engenheiros de vôo Yury Lonchakov, RA3DT e Greg Chamitoff, KD5PKZ, que estão no espaço, estão preparando a Estação Espacial Internacional para a chegada do ônibus espacial Endeavor - STS-126 . Acompanha a atripulação da Endeavor uma nova engenheira de vôo, Sandra Magnus - KE5FYE que vai substituir Chamitoff.

O Ônibus Espacial esta levando em seu compartimento de carga o Módulo de Logística Multifuncional ( incluem sistemas de apoio à vida para seis pessoas e etc. )

O lançamento da Endeavor está agendado para 14 de novembro e a acoplagem na Estação espacial dois dias depois. A tripulação da STS-126 vai terminar a sua missão no dia 29 de novembro.

No dia 26 de novembro a Rússia enviará a POGRESS 31 ( Nave não pilotada ) para entregar na ISS, suprimentos e equipamentos. E no dia 14 de novembro a PROGRESS 30 que está acoplada na ISS será desacoplada carregada de lixo e outros itens descartáveis, que serão queimados na reentrada da Atmosfera no Oceano Pacífico.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Feliz Dia do Radioamador


Uma série de pontos e traços escutados domingo ao largo da ionosfera ajudou a salvar um alpinista em Buck Creek Pass leste do Peak Glaciar em Washington.

O Alpinista, caiu em um abismo e foi salvo por uma plataforma de pedra a 5 metros. Usando um rádio portátil de baixa potência ( QRP ), com a perna quebrada e utilizando-se do código Morse ( CW ) ele conseguiu transmitir o seu pedido de SOCORRO.

Seiscentos quilômetros de distância, em Bozeman, Mont., Robert Williams no domingo, estava testando seu Radioamador, quando ele ouviu o prefixo, "W-7-UA"... Williams respondeu rapidamente e captou nos traços e pontos, que ele estava conversando com um homem, que tinha escorregado e machucou-se no alto da Western Washington Cascades.

"Eu apenas passei na mesma freqüência," afirmou, Williams . "É só um golpe de sorte e de supresa que apareceu naquele instante."

Williams rapidamente ligou para o 911 e contou a sua história. Ele permaneceu ligado no Comando de Busca e Salvamento do Condado de Snohomish, onde passou grande parte do domingo e segunda-feira veiculando e coordenando as informações incluindo coordenadas de GPS para os salvadores do alpinista.

"Foi uma experiência incrivel", disse Williams. "Estou feliz que ele era um Radioamador e que eu fui capaz de falar ( CW ) com ele. Isso fez a diferença para ele."

Na segunda-feira Glenn Russell, Alpinista e Radioamador foi resgatado com segurança pela equipe de Salvamento.

Amigos, este é o espiríto do Radioamadorismo, estamos sempre atentos para servir, não importa o tempo, não importa as condições adversas, se faz chuva ou se é noite. Não importa a causa. Estamos em busca de novas descobertas e aperfeiçoamentos. Procuramos Resultados.

Somos Radioamadores e é isso o que realmente importa e faz a diferença.

Feliz dia do Radioamador.


73 Spacesat

domingo, 2 de novembro de 2008

Cross Yagi, antena com polarização circular, para satélites


Tendo em vista os e-mails que nos foi enviado solicitando um esquema de uma antena Cross Yagi. Resolvemos postar o link do site do nosso amigo Luciano Sturaro - PY2BBS, onde ele disponibiliza um esquema de uma Cross Yagi de UHF para Satélites. Com base nesse esquema já montamos 4 antenas. Todas com excelentes rendimentos. As fotos são de antenas montadas baseadas no esquema do Luciano.

Link para o equema : PY2BBS