Uma série de pontos e traços escutados domingo ao largo da ionosfera ajudou a salvar um alpinista em Buck Creek Pass leste do Peak Glaciar em Washington.
O Alpinista, caiu em um abismo e foi salvo por uma plataforma de pedra a 5 metros. Usando um rádio portátil de baixa potência ( QRP ), com a perna quebrada e utilizando-se do código Morse ( CW ) ele conseguiu transmitir o seu pedido de SOCORRO.
Seiscentos quilômetros de distância, em Bozeman, Mont., Robert Williams no domingo, estava testando seu Radioamador, quando ele ouviu o prefixo, "W-7-UA"... Williams respondeu rapidamente e captou nos traços e pontos, que ele estava conversando com um homem, que tinha escorregado e machucou-se no alto da Western Washington Cascades.
"Eu apenas passei na mesma freqüência," afirmou, Williams . "É só um golpe de sorte e de supresa que apareceu naquele instante."
Williams rapidamente ligou para o 911 e contou a sua história. Ele permaneceu ligado no Comando de Busca e Salvamento do Condado de Snohomish, onde passou grande parte do domingo e segunda-feira veiculando e coordenando as informações incluindo coordenadas de GPS para os salvadores do alpinista.
"Foi uma experiência incrivel", disse Williams. "Estou feliz que ele era um Radioamador e que eu fui capaz de falar ( CW ) com ele. Isso fez a diferença para ele."
Na segunda-feira Glenn Russell, Alpinista e Radioamador foi resgatado com segurança pela equipe de Salvamento.
Amigos, este é o espiríto do Radioamadorismo, estamos sempre atentos para servir, não importa o tempo, não importa as condições adversas, se faz chuva ou se é noite. Não importa a causa. Estamos em busca de novas descobertas e aperfeiçoamentos. Procuramos Resultados.
Somos Radioamadores e é isso o que realmente importa e faz a diferença.
Feliz dia do Radioamador.
73 Spacesat