domingo, 7 de dezembro de 2008

25 anos de Radioamadorismo no Espaço


Conforme prometido pela ARISS , nesta última semana iniciaram as operações a partir da Estação Espacial Internacional para comemorar os 25 anos de Radioamadorismo no espaço.


Durante a primeira semana várias estações de Radioamadores ao redor do mundo foram capazes de copiar em slow-scan television (sstv) imagens transmitidas a partir da ISS.

Na sexta-feira, 5 de dezembro a ARISS ativou a repetidora em crossband FM na ISS e obteve vários relatos de excelentes sinais. Quando a repetidora estiver operacional no modo crossband o seu uplink está na ferquência de 437.800 MHz FM com o seu downlink em 145.800 MHz FM. Lembre-se de ajustar o doppler shift quando operar neste modo.

Para a semana de dezembro entre os dias 7 e 12 a ARISS irá executar teste em operações de packet a 9600 baud em simplex na freqüência 145.825 MHz. Podendo ainda trabalhar em conjunto com o PCSAT.

Para comemorar os 25 anos de operações de radioamadorismo a partir do espaço, a equipe da ARISS tem planejado um conjunto de oportunidades nesse evento especial durante o mês de dezembro e parte de janeiro. Um certificado especial está sendo desenvolvido para aqueles que se comunicarem com a ISS, é necessário duas forma de comunicação direta (com a tripulação da ISS, o digipeater, ou banda repetidora cruzada), ou uma forma de recepção de voz ou sstv downlink.

Vários "surpresas" foram planejadas para os meses de comemoração. As surpresas serão anunciadas logo que a equipe da ARISS estiver perto de realizá-las.

A ARISS informa que quando acontecer atividades extraveicular ( EVA ) as atividades de Radio serão temporariamante desativadas, o que poderar influenciar no seu cronograma. O contatos realizados com escolas através da tripulação também serão antecipados para curtos períodos de tempo.

Mas lembre-se que se você ouvir qualquer das modalidades através da Estação Espacial , você ainda pode se beneficiar de um certificado comemorativo.


Frank, KA3HDO
AMSAT-NA V.P. for Human Spaceflight Programs
and ARISS International Chairman