domingo, 18 de maio de 2008

Situação Atual dos Rádios na ISS ( 2008 )


Atualmente, os equipamentos de radio a bordo da Estação Espacial Internacional, são dois; a primeira fase possui um equipamento deVHF de mão (HT) com 5 watts de potencia que os astronautas utilizam para contatos com Radioamadores e contatos com escolas em todo o mundo.


A segunda fase dos equipamentos de radio na ISS esta mais preparadapara outras experiências e também experiências em outras faixas defreqüência. Nesta fase os astronautas instalaram o equipamento da Kenwood modelo TM D700 que transmite 25 watts de potencia máxima etambém pode transmitir sinais nas faixas de VHF e UHF ampliando asfreqüências e possibilitando mais testes.


Com o TM D700 nós Radioamadores experimentamos na ISS o modorepetidor, modo APRS, e o Radio Pacote. O TM D700 esta ligado a umcomputador de mão (lap top) que gerencia os programas de Radiopacote e APRS.


Há dois anos atrás os astronautas a bordo realizaram experimentos de envio de imagens. Este envio de imagens é conhecido como SSTV. O SSTV é um modo que envia imagens via radio. Infelizmente os experimentos realizados pelos astronautas não obtiveram êxito pois oprograma de computador (software) utilizado pelos tripulantes abordo apresentou problemas e não estava enviando imagensautomaticamente. Com isso os experimentos foram abandonados e oequipamento de radio TM D700 apresentou problemas com a total modificação de suas memórias. Foi preciso também a substituição do Lap Top que já seguiu para a ISS com todos os programas para SSTV instalados e configurados.


A situação dos rádios na Estação Espacial Internacional atualmente esta ótima. Os rádios foram todos configurados e estão funcionando perfeitamente. Também seguiu para a ISS um novo computador de mão,que já esta instalado, e que está com o programa de SSTV funcionando perfeitamente.

Agora para que sejam iniciadas as transmissões de SSTV é necessárioque aconteça algum evento especial ou que algum astronauta seinteresse em colocar o equipamento no ar. Acredito que somente com aexpedição 18 nós teremos êxito no recebimento de imagens aqui naTerra pois seguira para a iss em outubro de 2008 o astronauta Mike Fincke que foi um dos astronautas que mais manteve contatos com todos aqui na Terra.


MAURICIO BERALDO - PY4MAB