quinta-feira, 10 de abril de 2008

Expedição 17 no Espaço


Desde terça-feira ( 08 de abril ) depois de ter o seu lançamento bem sucedido, membros da Expedição 17 seguem rumo a Estação Espacial Internacional. O acoplamento com a estação espacial está previsto para essa quinta-feira ( 10 de abril). O Comandante Sergei Volkov, o Engenheiro de vôo Oleg Kononenko, RN3DX e So-yeon Yi, DS3SYL , foram lançados aas 7:16 am EDT no foguete Soyuz TMA-12 a partir do Cosmodromo de Baikonur, no Cazaquistão. A "nave" e a tripulação estão programados para acoplar com a ISS aas 9 horas desta quinta-feira.

Volkov e Kononenko irão começar uma estadia de seis meses no espaço. So-yeon Yi ( astronauta Sul Koreana ) vai retornar à Terra no dia 19 e abril com os membros da Expedição 16, o comandante Peggy Whitson - KC5ZTD e Engenheiro de Vôo Yuri Malenchenko - RK3DUP a bordo da TMA-11.

Whitson e Malenchenko estão na estação espacial desde o dia 10 de outubro de 2007. Já o engenheiro de Vôo Garrett Reisman, KE5HAE enviado para a estação na STS-123 Endeavour em 11 de março vai continuar os seus trabalhos com os membros da Expedição 17.