sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cubesat Brasileiro - NanosatC-Br


                                                          



 O Brasil se prepara para lançar o Cubesat NANOSATC-BR. O projeto esta sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.

" O NANOSATC-BR contará com dois instrumentos científicos, um magnetômetro e também um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço, a precipitação de partículas e distúrbios na magnetosfera sobre o território brasileiro para a determinação de seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (SAMA, sigla em inglês) e o setor brasileiro do eletrojato equatorial.

Esta anomalia [SAMA] é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil", explica Otávio Durão Coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo. O INPE estuda esta anomalia há décadas, contando com vários pesquisadores de renome internacional que, inclusive, participaram da definição da missão e de sua carga útil."
 
Segundo Otavio Durão , Coordenador técnico do NanosatC-Br e do INPE, o seu lançamento está pevisto para novembro de 2012. As frequências de uplink ( UHF )  e downlink ( VHF ) já foram alocadas pela IARU. A telemetria será em 9k6 BPSK em 145.865 MHz. O projeto esta recebendo apoio da .Associação Santamariense de Radio Amadores - ASRA. O call sign da estação de controle será PY3EB.

O projeto está em pleno vapor.

Informações  IARU : http://www.amsatuk.me.uk/iaru/finished_detail.php?serialnum=209
Foto: NASA - apenas ilustrativa

30 anos de serviços para a humanidade

                                                    
                                      
Eram quase seis horas da manhã do dia 21 de julho quando o Atlantis pousou em segurança na Flórida. O pouso foi acompanhado por milhares de Americanos. A aterrissagem histórica da nave encerra após 30 anos o programa norte-americano da Nasa para ônibus espaciais tripulados. A Atlantis será colocada em exposição para os visitantes do Centro Espacial Kennedy.

Os outros dois ônibus espaciais também irão para exposições em museus americanos: o Discovery vai para ao Museu Aeroespacial (Air & Space Museum), em Chantilly, Virgínia, próximo de Washington. O Endeavour será enviado ao Centro de Ciência de Los Angeles, na Califórnia.

Abaixo um vídeo ( EURONEWS ) com narração em Português - PT do pouso histórico do Atlantis na Flórida.

                                     
Foto: NASA

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo Satélite FOX


A AMSAT da América do Norte começou a coleta de donativos para a construção do Satélite FOX que virá a "substituir" o AO-51. A AMSAT optou por lançar e construir um CubeSat tendo em vista a facilidade de lançamentos e o interesse da NASA. O FOX deverá ser construído com a mais alta tecnologia já empregada na construção de projetos de CubeSat's. Ele terá um transponder (U/V) e a previsão de lançamento é para 2013. 
__________________________________________________________________________________
Para contribuir com o projeto FOX - o link será direcionado para o Paypal :



Informações no site da AMSAT: