quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MAI -75 ISS SSTV


A ISS passou ativa nas duas órbitas de hoje pela manhã na América do Sul, às 08:56 UTC e às 10:32UTC. Em cada uma das passagens ela enviou 3 imagens em SSTV. Acima umas das imagens recebidas no Brasil em GI84ow.

Para ver e adiconar as imagens recebidas ao redor do planeta click no link:

http://www.amsat.org/amsat/ariss/SSTV/

Novos Cubesats serão lançados pela NASA



A NASA programou para novembro o lançamento de 3 Cubesats com equipamentos na banda de Radioamador. Os Cubesats serão enviados para o espaço aa bordo do veículo lançador Taurus XL que faz parte da missão NASA Glory ( Missão Climática da NASA).

Um deles, O KySat, é o primeiro Cubesat a ser lançado com um transponder de 2m e 70 cm em FM.

O Explore 1 ( Prime ) , foi elaborado pelos estudantes da univerdisdae Estadual de Montana, o nome homenageia o lançamento e as descobertas científicas da missão Explorer-1, que detectou os cinturões de radiação de Van Allen mais de 50 anos atrás. O E1P realizará mediçoes na intensidade e a variabilidade dos elétrons no cinturão de Van Allen.

O Hermes tem como objetivo os estudos nas melhorias na comunicações dos Cubesats, com estudos nas altas taxas de trasmissões de dados e foi elaborado pelo Colorado Space Grant Consortium.

KySat-1 - 145.850 MHz FM uplink e downlink 436,975 MHz FM
http://kysat.typepad.com/my_weblog/kysat-1/

Explorer 1 Prime - Uplink 437,305 MHz e 437,505 MHz
http://www.ssel.montana.edu/home/

Hermes - 437,425 MHz
http://spacegrant.colorado.edu/index.php?option=com_content&view=article&id=177%\3Acubesat&catid=57%3Acubesat&Itemid=76

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Exsperimento MAI-75 na ISS



A Agência espacial Russa, divulgou que nos dias 27, 28 e 29 de janeiro na frequência de 145.800 MHz, realiza a fase de teste do experiemtno MAI-75 ( Slow Scan Tv - SSTV ).

Informações sobre o experimento MAI-75 SSTV:

http://www.energia.ru/eng/iss/researches/education-26.html

Software livre MMSSTV para receber imagens em SSTV:

http://mmhamsoft.amateur-radio.ca/

Astronautas no Twitter direto do espaço




Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional receberam um upgrade de um software especial na semana passada. Eles agora terão acesso pessoal à Internet e da World Wide Web através de conexão sem fio.

O engenheiro de vôo da Expedição 22, T.J. Creamer, KC5WKI, fez a primeira utilização do novo sistema na sexta-feira quando ele publicou a primeira atualização na sua conta do Twitter, http://twitter.com/Astro_TJ , a partir da estação espacial.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HAITI



O Spacesat se solidariza com as famílias Haitianas e todos aqueles que sofreram com as perdas das vidas de seus entes queridos causadas pelo recente terremoto que abolou aquele País. Precisamos nos concientizar que se faz necessário qualquer ajuda ou gesto de solidariedade com aquele sofrido povo.

**

The Spacesat in solidarity with the Haitian people for the loss of lives caused by the recent earthquake that shook the country.

At this moment, it is needed a conscientization that we need to help suffering people.

***

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

AO-7 QSO 7.694 Km ZS2BK e PS8RF

Vídeo/áudio do QSO mantido com o Andre, ZS2BK via AO-7 no modo B ( Na Orbita 60848 - 19:47 UTC - 08/01/10) . Conseguimos manter o QSO com uma pequena janela que o AO-7 nos proporcionou. A Janela foi de apenas 34 seg aproximadamente, nesse intervalo de tempo não poderiamos cometer nehum erro. A distãncia do QSO entre a estação de Teresina ( PS8RF ) e Port Elizabeth ( ZS2BK - Africa ) foi de 7.694 Km.



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Novo Satélite Indiano - StudSat


Um novo Satélite CubeSat ( 10 cm x 10 cm x 13.5 cm ) está programado para ser lançado no espaço em março de 2010. O Satélite transmitirá um beacon em 437 MHz ( frequência ainda não definida ) com 10mw em CW. Será capacitado de uma conexão também em UHF na faixa de Radioamador com half duplex 9k6 ou 4k8bps FSK TC/TLM link com 1 watt.

Além de ser dotado de sensores remotos para o controle do Cubesat, ele vai ter a capacidasde de captar fotos da terra. O satélite foi projetado por estudantes graduados de diversas instituições de ensino da India com apoio da Indian Space Research Organization.

Informações:

http://www.teamstudsat.com

IARU Sat