quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quatro Satélites lançados hoje no Espaço



Quatro satélites foram lançados hoje ( 07:27 am ) no espaço diretamente do ônibus Espacial Endevour ( STS 127 ) , através do Space Shuttle Picosatellite Launcher (SSPL).

São eles: ANDE Castor, ANDE Pollux, BEVO1 and AggieSat2.


ANDE Castor - 145.825 MHz FM - Transmite telemetria a cada 30 segundos.

http://goby.nrl.navy.mil/ANDE/Castor.html

http://ilrs.gsfc.nasa.gov/satellite_missions/list_of_satellites/andp_general.htm\
l#obj



ANDE Pollux - 145.825 MHz FM - Transmite telemetria a cada 33 segundos.

http://goby.nrl.navy.mil/ANDE/Pollux.html


http://ilrs.gsfc.nasa.gov/satellite_missions/list_of_satellites/andp_general.htm\
l#obj



BEVO1 (DragonSat 1) - 437.325 MHz FM, CW.

http://www.utexas.edu/news/2009/06/09/picosatellite/


AggieSat2 (DragonSat 2) - Beacon em 436.250 MHz

http://209.85.229.132/search?q=cache:FMerJChhzs4J:aggiesat.org/+aggiesat&cd=1&hl\=en&ct=clnk&gl=uk


Foto: NASA

domingo, 26 de julho de 2009

O Encontro de Gerações



Duas gerações de Radioamadores se encontram. São eles Papay's and Garriot's. Uma Geração de Radioamadores
operadores terrenos de satélites e a outra geração de Radioamadores Astronautas que transmitiram diretamente do espaço. São eles: o Senhor John Papay, K8YSE e o filho Douglas Papay ( "Doug" ), KD8CAO. Do outro lado o Senhor Owen Garriott, W5LFL e o filho Richard Garriott, W5KWQ.

O Encontro de gerações foi no recente encontro patrocinado pela AMSAT no
Dayton Hamvention nos EUA em maio de 2009.
John Papay e o filho Doug, tiveram um grande privilégio de dividir as alegrias com a " segunda geração de radioamadores no espaço " que começou com a ida de Owen Garriot ao espaço a bordo da STS 9 e do Spacelab 1 em novembro de 1983 e posteriormente continuada com a ida de Richard Garriott para a Estação Espacial Internacional em outubro de 2008.

John nos reportou via email que o que mais chamou a sua atenção foi a simplicidade e a humildade do Senhor Owen e de Richard Garriott.

Na foto acima que foi tirada durante o encontro podemos ver da esquerda para a direita: John Papay, K8YSE - Owen Garriot, W5LFL - "Doug" Papay, KD8CAO - Richard Garriott, W5KWQ.


Foto: John, K8YSE

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cartão QSL de Richard Garriott, W5KWQ.

Cartão QSL de Richard Garriott, W5KWQ.


Richard Garriott, W5KWQ Confirmação QSL .

Richard Garriott, W5KWQ, enviou para todos os Radioamadores o seu cartão pessoal confirmando os contato que manteve quando estava a bordo da Estação Espacial Internacional em Outubro de 2008 . No cartão QSL podemos ver Richard e Owen Garriot, W5LFL, pai de Richard.

Thanks Richard Garriott.

The Second Generation of Ham Radio in Space.


domingo, 5 de julho de 2009

Bélgica e Brasil - Confirmação QSO via Satélite AO-7



Bélgica e Brasil - Confirmação do QSO via Satélite AO-7.

Confirmação do contato estabelecido via AO-7 Modo B às 20:25 UTC em 01 de junho de 2009 com Jean-Jacques, ON7EQ.

Para o contato entre as duas estações foi calculado a diferença do doppler e a janela de abertura proporcionada pelo satélite entre as duas estações. Foram feitas várias tentativas. Enquanto Jean, chamava em 145.950 MHz eu o recebia em 145.947 MHz, como a janela de abertura entre as duas estações é rapida tinhamos que correr contra o relógio, qualquer alteração na frequência combinada seria provavelmente um fracasso, pois o meu comando de rotor é feito manualmente e eu estava controlando o doppler manualmente no equipamento.

E assim em várias tentativas não conseguiamos estabelecer o contato. Sugerimos para Jean que poderiamos tentar nos limites do transponder, onde o sinal é mais efetivo e que sem sombra de dúvidas porderia ajudar as duas estações. Jean concordou. A diferança calculada por Jean, ficaria entre 500 Hz para as duas estações nas pontas do up e dow do transponder do satélite e o tempo estimado da janela do AO-7 seria de 1 minuto e 30 segundos. Então fixamos a frequência de 145.938 MHz. Bingo. O contato foi estabelecido com tempo aproximadamente 20 segundos , tempo suficiente para a troca de indicativos e sinais.

( Thanks Jean- Jacques, ON7EQ ).